Dieta Atlântica Cardápio e benefícios

Na dieta atlântica a alimentação é baseada praticamente em frutos do mar. E reduz o máximo de carboidratos simples como pães, massas e alimentos industrializados.

Imagem ilustrativa de dieta atlântica

Nesta dieta é permitido comer muito peixe, pelo menos três vezes por semana é liberado. Também são incluídos nessa dieta uma rica variedade de frutos do mar.

Os legumes também podem ser consumidos de modo exagerado ao fazer esta dieta, principalmente em saladas ou cozidos. A diferença desta dieta é que ela permite um alimento que quase sempre é banido dos cardápios de outras: a batata.

Mas por ser rica em calorias, a dieta recomenda comer a batata apenas uma ou duas vezes por mês (e não por semana). E sempre cozidas, quase sem sal e em porções muito pequenas.

Cardápio

Na dieta atlântica cardápio as frutas também são liberadas! Como é uma dieta que tem muito a ver com os países banhados pelo oceano atlântico, a dieta dá preferência aos frutos tropicais. Como as frutas cítricas e todos os tipos de maçãs.

Nesta dieta o pão deve ser consumido com muita moderação. E quando for ingerido, dê preferência aos feitos com grãos integrais. Ou com misturas de várias farinhas que não contenham a temida farinha branca.

Para cozinhar use somente azeite de canola ou similares. Evite óleos de soja transgênica e frituras.

O consumo de carne deve ser com moderação. E sempre acompanhado com legumes ou produtos hortícolas. Comer em rodízios por exemplo, não facilitará a digestão e o seu metabolismo irá agir contra você.

Já o leite e seus derivados segue a tônica da moderação. Mas aqui fica o alerta: consuma leite sempre sem açúcar. E evite achocolatados e similares. Por fim, é recomendado comer em grandes quantidades repolho, couve, nabo e hortaliças.

Benefícios

Os benefícios são principalmente para emagrecer, por ser uma dieta com baixas calorias. Mas também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares pela presença de peixes e azeites.

Previne o envelhecimento por seu alto consumo de frutas e legumes. Têm propriedades antioxidantes. Equilibra a flora intestinal pela presença de produtos lácteos e derivados.

Melhora a constipação devido as fibras fornecida por grãos integrais. E sacia mais e diminui a fome constante, pois é rica em vegetais e carboidratos.