Dieta Paleo

A dieta paleo ou paleolítica foi elaborada por se acreditar que a maioria das doenças modernas são consequências dos hábitos alimentares adquiridos com o tempo. Seus adeptos acreditam que males como doenças do coração, diabetes, colesterol alto e outras não ocorriam nos primeiros seres humanos.

Imagem ilustrativa de dieta paleo

Mas o que é a dieta paleo? Como dissemos anteriormente, o cardápio é restrito a alimentos que eram consumidos pelos homens das cavernas. Sendo assim, ela deve se basear no consumo de alimentos naturais de origem animal ou vegetal como carnes vermelhas e brancas, ovos, frutas e vegetais de amido, leguminosas e nozes. Cereais, laticínios e alimentos processados estão excluídos dessa dieta.

Quais Alimentos Podem ser Consumidos?

é bem simples entender quais alimentos podem ou não ser consumidos durante a dieta paleolítica. Ao estar de frente com um alimento basta pensar: Isso existia na idade da pedra? Seguindo essa lógica, o modo de preparo também deve ser levado em consideração. Os alimentos devem ser consumidos crus ou assados, isso deixa claro o que comer na dieta paleo.

Efeitos Colaterais

Esta dieta tem seus efeitos muito parecidos com os da Dieta Dukan, porém mais lentos e duradouros, sendo assim a dieta paleo emagrece mesmo. A semelhança se dá pela ausência de carboidratos. Esse fato também é responsável pela queda de energia que ocorre, pelo menos nas primeiras semanas por isso é conhecida como dieta paleo low carb.

Como Fazer

Quanto perda de peso, ela ocorre sim, mas só durante um período. Depois o corpo se acostuma e o ponteiro da balança fica caindo mais devagar e com maior dificuldade. Ela é bastante restritiva, por isso é um pouco mais difícil segui-la. Contudo ela pode ser uma boa opção para quem gosta desse tipo de alimento e não sente falta de arroz, pães e alimentos industrializados.