Kombucha Chá detox para emagrecer, benefícios e contra-indicações

Você já ouviu falar do Kombucha, um chá para desintoxicação eficaz para emagrecer? Nativo da China e com a tradição histórica extraordinariamente longa e fascinante, o chá Kombucha sempre foi considerado um elixir de vida e bem-estar.

Imagem ilustrativa de kombucha

A bebida semelhante ao chá, cria um equilíbrio entre o estômago e baço, com um efeito, quase milagroso na digestão. Por isso, e mais uma lista interminável de outras propriedades benéficas, que alcançou um grande sucesso.

Não só nas terras orientais, mas também na Europa e nos Estados Unidos, onde é particularmente apreciado por estrelas e celebridades, e considerado como um verdadeiro aliado para perda de peso.

Kombucha o que é?

O Kombuchá é uma bebida fermentada feita a partir de chá verde ou preto e uma cultura de bactérias e leveduras. Seu sabor é diferente dependendo da fermentação e da quantidade dos outros ingredientes.

O Kombucha é uma bebida rica em nutrientes porque é um alimento com uma cultura bacteriana ativa, semelhantes aos encontrados no iogurte. Traz ao organismo uma dose adequada e equilibrada de probióticos, vitaminas do complexo B e aminoácidos.

Além de ser conhecido como uma bebida alternativa para o chá detox ou chá de ervas. O kombucha também pode ser usado como ingrediente para sucos, doces, compotas e diversas receitas. Na culinária chinesa ele é acrescentado em vários pratos para se fazer uso de todas as suas propriedades benéficas.

Kombucha como fazer?

Algumas pessoas tentam preparar o Kombucha em casa. Mas quando a fermentação é realizada em casa, os perigos do consumo são reais. A bebida pode ser contaminada com outros microrganismos, ocorrendo infecções que podem por vezes ser fatal.

O melhor mesmo é comprar a bebida pronta, onde sua produção é feita sob controle, em perfeita higiene e temperatura necessária para obter um Kombucha saudável e seguro para saúde.

Benefícios e contra-indicações do Kombucha

Graças às substâncias presentes, o Kombucha se transformou em um aliado valioso para o emagrecimento. Especialistas dizem que, para aproveitar os benefícios da perda de peso, você deve beber dois ou três copos por dia da bebida.

Combinado com uma dieta saudável e equilibrada e, claro, com exercício fisico regular. Assim como outras bebidas de desintoxicação, favoritas das celebridades, o Kombucha não é milagroso, mas torna-se um ingrediente valioso para ser consumido com frequência.

Porque ele estimula, ativa e desperta o seu metabolismo, tonifica a tecido muscular e reduz a acumulação de gordura, especialmente no abdómen.

Também proporciona uma limpeza natural no organismo, porque melhora a flora intestinal devido às suas propriedades probióticas. Seus principais benefícios são:

  • Aumenta a energia;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Ajuda a desintoxicar o corpo;
  • Ajuda a digestão e equilibra a flora intestinal;
  • Ajuda a combater o stress;
  • Além disso, melhora a condição da pele.

Por último, o Kombucha é um aliado precioso para a luta contra a retenção de líquidos e a aparência da celulite, porque promove a circulação sanguínea, estimula a produção de urina e é altamente diurético.

O Kombucha não deve ser consumido por mulheres grávidas ou lactantes, crianças e pessoas com imunidade enfraquecida.

E quais são seus efeitos colaterais?

Embora seja um ingrediente natural, você deve sempre consultar o seu médico para saber se a ingestão de Kombucha pode ser adaptado ou comprometer a sua saúde. Em alguns casos ele pode causar tais efeitos colaterais:

  • Envenenamento por fungos;
  • Alergias;
  • Acidose;
  • Náuseas;
  • Vómitos;
  • Distúrbios hepáticos e renais;
  • Erupções cutâneas.

A maior parte dos riscos que podem surgir durante o consumo do kombucha são facilmente evitável durante a preparação da bebida. Basta respeitar as condições de higiene, usando nenhum metal durante a fermentação ou processamento, e pela utilização de um recipiente de vidro.

É também necessário respeitar a quantidade de consumo para controlar a acidez da bebida, e consumi-lo progressivamente e em pequenas porções.