A diabetes é uma condição de saúde séria que ocorre quando a quantidade de glicose (açúcar) no sangue é muito alta porque o corpo não pode usá-lo adequadamente. Se não for tratado, os níveis elevados de glicose no sangue podem causar graves complicações de saúde.
Existem dois tipos principais de diabetes: Tipo 1 e Tipo 2. São condições diferentes, causadas por coisas diferentes, mas ambas são graves e precisam ser tratadas e gerenciadas corretamente.
No caso da diabetes tipo 1, não há chave (insulina) para desbloquear a porta das células ou na diabetes tipo 2, a insulina não consegue desbloquear a porta corretamente e / ou a chave está lá, mas a trava não trabalhe corretamente
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que desempenha um papel muito importante em nossos corpos. Depois de comermos, começamos a digerir carboidratos, quebrando-os em glicose.
A insulina liberada pelo pâncreas move a glicose nas nossas células, onde é usado como combustível para energia. Pode ajudar a entender que a insulina é frequentemente descrita como uma chave, que abre as portas para as células, permitindo a entrada de glicose.
Diabetes tipo 1
A diabetes tipo 1 é uma condição autoimune em que o corpo ataca e destrói células produtoras de insulina, o que significa que nenhuma insulina é produzida. Isso faz com que a glicose aumente rapidamente no sangue.
Ninguém sabe exatamente por que isso acontece, mas a ciência nos diz que não tem nada a ver com dieta ou estilo de vida.
Cerca de 10% das pessoas com diabetes possuem Tipo 1.
Diabetes tipo 2
Na diabetes tipo 2, o corpo não produz insulina suficiente, nem a insulina que ela faz não funciona corretamente, o que significa que a glicose se acumula no sangue.
A diabetes tipo 2 é causada por uma interação complexa de fatores genéticos e ambientais. Até 58% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser atrasados ou impedidos através de um estilo de vida saudável.
Cerca de 90 por cento das pessoas com diabetes têm Tipo 2.
Há uma série de tipos mais raros de diabetes – o diagnóstico correto e o gerenciamento desses tipos são igualmente importantes. Saiba mais sobre outros tipos de diabetes .
Dê uma olhada neste link para entender como o diabetes se desenvolve e as formas de previnir o diabetes.