Os melhores alimentos proteicos que nos ajudam a perder peso
As proteínas, que se encontram em muitos alimentos, são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Consumi-las permite perder peso rapidamente ao derreter a massa gorda. Mas quais alimentos são mais ricos em proteínas? Fizemos um balanço!
As proteínas, componentes que se encontram naturalmente no nosso organismo, também são alimentos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Como parte da busca pela perda de peso, as proteínas devem ser integradas aos cardápios.
Comer muita proteína para perder peso funciona?
As proteínas são componentes essenciais do corpo humano: essas macromoléculas desempenham um papel importante na estrutura das diferentes células que nos compõem. As proteínas também têm a vantagem de ter um forte poder saciante, o que permite limitar os lanches.
A perda de peso só pode ocorrer quando um prato está estruturado de forma equilibrada, ou seja:
- Com amidos (cerca de 1/4 do prato)
- Com legumes cozidos e/ou crus (cerca de 1/2 prato)
- Com uma porção de proteína (cerca de 1/4 do prato)
Fornecer uma porção de proteína nas refeições é, portanto, essencial para uma dieta equilibrada e variada, que fornece ao corpo tudo o que ele precisa. Não existe um tipo de alimento que lhe permita perder peso, é o equilíbrio nutricional que funciona!
Se o que você coloca no prato é de fato muito importante, a prática de atividade física regular também é essencial para obter resultados na silhueta. Além disso, reduzir o estresse diário o ajudará a conter os desejos de lanches, e melhorar a qualidade do sono também será uma coisa muito boa em sua busca pela perda de peso.
Quais são as melhores proteínas para emagrecer?
Se procura perder peso, os alimentos proteicos têm o seu lugar na sua dieta e não devem ser esquecidos na hora de preparar as refeições. Mas como escolher seus alimentos proteicos, se você quer perder peso?
As melhores fontes alimentares de proteína para perda de peso são os alimentos integrais, densos em nutrientes. Isso significa que contêm todos os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes. Também é interessante escolher proteínas que sejam facilmente digeridas e absorvidas pelo organismo em sua totalidade.
Portanto, se você deseja perder peso, as fontes de proteína animal de qualidade que você pode consumir são:
- Ovos
- Carne bovina
- Peixe (especialmente salmão, bacalhau, cavala e sardinha)
- Frutos do mar (especialmente camarões, mexilhões e ostras)
- Frango e aves
Mas para perder peso rapidamente, as melhores fontes de proteína a serem favorecidas, por conterem menos gordura, são as seguintes:
- Peito de frango
- Ovos
- Peixe branco (pescada, bacalhau, robalo, escamudo, pescada, etc.)
- Vegetais com mais proteína
No almoço e no jantar , sua porção de vegetais deve ser pelo menos metade do que você come.
Os vegetais possibilitam o preenchimento de vitaminas e minerais, mas também fornecem fibras, aliadas do trânsito intestinal e, portanto, do peso!
Como bônus, os vegetais geralmente são baixos em calorias, verdadeiros aliados da silhueta, então...
Vegetais mais ricos em proteínas
Nem todos os vegetais são ricos em proteínas. Os vegetais costumam ter um teor de proteína inferior a 2 gramas por 100 gramas, como aponta o nutricionista. Portanto, não é pela ingestão de proteínas que os consumiremos. Mas ainda podemos destacar que alguns vegetais contêm mais, como:
- Couve
- Espinafre
- Couves de Bruxelas
- Alcachofra
- Brócolis
Frutas com mais proteínas
A maioria das frutas não contém proteínas, mas algumas contêm pequenas quantidades, como:
- Romã
- Groselha
- Maracujá
Sua concentração de proteína também não excede 2 gramas por 100 gramas, preferimos consumir essas frutas para aproveitar sua ingestão de vitaminas e minerais.
Por outro lado, frutas secas como damascos secos e ameixas secas contêm mais proteína do que frutas frescas, o que pode, em alguns casos, ajudar a limitar deficiências, principalmente em atletas durante o esforço físico.
Alimentos vegan mais ricos em proteínas
As pessoas que seguem uma dieta vegetariana, uma dieta vegana ou que não comem carne, peixe ou ovos, podem recorrer a alternativas vegetais, para evitar uma deficiência proteica que pode manifestar-se por fadiga intensa, perda de massa muscular, diminuição da força física, etc.
Para abastecer-se de proteínas vegetais, optaremos, por exemplo, por:
- Oleaginosas (amêndoas , nozes , pistaches, avelãs, etc.)
- Leguminosas (lentilhas, feijão, grão de bico , etc.)
- Cereais ( quinoa , centeio, etc.)
Também encontramos uma boa quantidade de proteína vegetal em produtos de soja como tofu e tempeh.