Dieta da couve auxilia na perda de peso e desintoxicação

Porque a couve é indicada no contexto de dietas de emagrecimento? Graças às suas 20 calorias por 100 gramas, a couve tem a enorme vantagem de ser muito baixa em calorias e ainda conter muitas vitaminas e minerais e não engorda.

Imagem ilustrativa de Dieta da couve

Amigo das dietas emagrecedoras e sinônimo de culinária saudável, impossível que você não tenha ouvido falar da dieta da couve, esse superalimento pertencente à família do repolho, prima do brócolis, com folhas verdes onduladas escuras.

Muito baixa em calorias e rica em nutrientes, a couve, como todos os vegetais de folha larga, é até recomendada em dietas balanceadas e de baixa caloria.Vegetal ideal para perder peso rapidamente e perder peso, esta planta é composta de mais de 94% de água ajudando a manter a hidratação ideal durante uma dieta de desintoxicação.

Com 3g de carboidratos, 1,3 de proteínas e menos de 0,5g de lipídios por 100g, a couve é consumida principalmente por suas vitaminas e minerais.

Porque surgiu a dieta com couve?

Folhas de couve crua
Folhas de couve crua

Além de seu baixo teor calórico, a couve contém fibras dietéticas que auxiliam na digestão e facilitam o trabalho dos intestinos e tem propriedades diuréticas muito populares para emagrecer. O trânsito e a digestão estão, portanto, em destaque com as fibras de couve, que lhe permitirão dizer adeus ao inchaço e a barriga.

Durante esta dieta, você se beneficiará de um vegetal verde apreciável para melhor assimilar os nutrientes e otimizar seu emagrecimento e desintoxicação e ainda é útil para perder barriga, graças a suas fibras alimentares. Saiba mais sobre as propriedades da couve.

Uma dieta eficaz para emagrecer com couve

Indicada para diversas receitas dietéticas e light “caseiras”, a couve pode ser consumida crua ou cozida de acordo com os desejos e preferências do momento. Na salada ou como acompanhamento, a couve também é um acompanhamento ideal para frutas. Com frutas cítricas, abacate ou manga e abacaxi, vai muito bem.

No cardápio desta dieta, tudo é permitido. Crua em saladas, sopas, cozida no vapor, refogada, escaldada, em sucos ou batidos, todas as fantasias parecem cair bem nesta estrela do emagrecimento. Com o objetivo de manter o máximo de benefícios, a preparação deve ser adaptada.

Tudo depende dos seus desejos, por exemplo se gosta de sabores bastante pronunciados, a couve crua é perfeita, por outro lado se pretende mascarar um pouco a sua acidez, é melhor cozinhá-la na sopa por exemplo. 

Como fazer a dieta da couve?

Diversos pratos com couve
Cardápio da dieta da couve

Quando você está de dieta, nunca está imune aos picos de fome. Se você é daqueles que preza pela saúde do seu corpo, a couve pode se tornar sua melhor amiga. Pobre em calorias (36 calorias por 100gr de couve) mas rica em fibras, esta crucífera sacia muito e pode ser integrada em vários menus de emagrecimento. A seguir um exemplo típico de cardápio, porem você pode adaptar conforme seu estilo de vida.

Café da manhã

  • Suco de couve
  • Ingredientes:  3 folhas de couve, 3 talos de aipo, 1 maçã, 1 banana, 1 pêra, ½ litro de leite de amêndoa e suco de um limão.
  • Lave, descasque e corte as frutas e vegetais antes de misturá-los no liquidificador com o leite de amêndoa e o suco de limão até que a mistura fique homogênea. 
  • Está pronto, basta provar! Você pode manter este coquetel de vitaminas por alguns dias na geladeira.

Almoço

  • Torta de couve e queijo
  • Ingredientes: 1 massa folheada, 10 folhas de couve, 3 ovos, 30ml de creme de leite, 300g de queijo feta, pinhões. Pimenta e sal (pouco de preferência).
  • Pré-aqueça o forno a 200 °C. 
  • Em uma panela deixe as couves cozinhar por 10 a 15 minutos. 
  • Em seguida, escorra as folhas de couve em uma peneira enquanto bata os ovos em omelete e adicione o creme de leite, o queijo feta amassado com um garfo, pinhões, sal e pimenta. 
  • Adicione a couve, mexa tudo e por último, despeje o recheio sobre a massa em uma forma que vai levar ao forno por 30 minutos de cozimento. 

Jantar

  • Sopa de couve
  • Ingredientes: 1 folha de couve, 1 cebola, 2 dentes de alho, 5 cenouras, 2 batatas-doces, 2 litros de caldo de galinha ou carne. Pimenta e sal (pouco de preferência).
  • Doure a cebola, o alho e as cenouras por alguns minutos e depois acrescente o caldo previamente aquecido. 
  • Deixe ferver o preparado antes de adicionar a batata-doce e depois cozinhar 15 minutos
  • Adicione a couve. Deixe a sopa ferver por cerca de dez minutos em fogo baixo para que amoleça. 

Seu sabor é bastante neutro. Portanto, você pode usá-la em variadas receitas. Em qualquer caso, é melhor remover o talo principal. Pode comer crua, numa salada, em rodelas finas com vinagrete.

Você também pode fazer chips de couve. Neste caso, pré-aqueça o forno a 180 ° C. Corte as folhas em pedaços. Coloque-os em uma saladeira. Regue com um fio de azeite e sal. Misture e distribua as folhas na assadeira coberta com papel manteiga. Asse por 15 min.

Você também pode usá-la como um ingrediente “verde” em suas diversas receitas de smoothies verdes.