Dieta da papinha de bebê como funciona
Prometendo uma dieta saudável e equilibrada, a dieta da papinha de bebê projetada por um famoso treinador americano conquistou muitas pessoas. Jennifer Aniston, Cheryl Cole, Reese Witherspoon e Lady Gaga estão entre as celebridades que caíram nessa dieta expressa de baixo teor calórico.
O princípio é bem simples: coma de dez a quatorze potes de papinha para bebês ao longo do dia, todos os dias, por uma a duas semanas. A recompensa vem no final do dia, quando se pode comer uma refeição "normal".
Se o conceito parece muito simples, a base dessa dieta de “papinha de bebê” é suficiente para fazer os especialistas em saúde e alimentação rolarem os olhos. Os nutricionistas apontam diretamente para o problema da textura.
Com uma textura parecida com a de mingau, teremos menos a sensação de estarmos cheios. Além disso, essa textura mista não contém fibras ou está quebrada. Teremos, portanto, menos sensação de saciedade e, portanto, mais vontade de comer.
Vantagens
No entanto, o criador dessa dieta listou repetidamente os benefícios das papinhas para bebê: ricas em vitaminas, com baixo teor de sal, açúcar e especiarias, esse potinhos também - normalmente - não contêm pesticidas, inseticidas e seus ingredientes são muito controlados.
Desvantagens
Por outro lado os nutricionistas alertam, os potes de comida para bebês são pobres em proteínas: sua absorção atua mais na perda de massa muscular do que na perda de massa gorda.
E se o criador da dieta insiste no caráter “emagrecimento expresso” - a longo prazo isso pode criar várias deficiências. Além de que o fato de consumir apenas alimentos pastosos ou líquidos, por 15 dias, criará um choque no sistema digestivo quando retomar a alimentação normal.
Ao retomar uma alimentação normal, corre-se o risco de sobrecarregar o aparelho digestivo, que está em pausa há vários dias, o que pode causar problemas digestivos e que vai exigir um esforço extra de qualquer forma.
Cardápio
Para aqueles que não tem tempo, esta é uma dieta bem simples de fazer, já que as papinhas de bebê, podem ser conservadas na geladeira ou mesmo adquiridas prontas para consumo. A seguir um exemplo de cardápio típico da dieta de papinha de bebê:
- Café da manhã: 2 potes de papinha de bebê. 1 bebida quente (sem laticínios).
- Almoço: 3 potes de papinha de bebê à sua escolha.
- Lanche: 2 potes de papinha de bebê à sua escolha.
- Jantar: 2 potes papinha de bebê + 1 sopa ou uma carne branca / vegetais de peixe.
Lembrando que para perder peso, nada é melhor do que uma alimentação balanceada aliada a exercícios físicos e um acompanhamento com um profissional de saúde.