Wiki da Saúde

Fluoxetina

Cloridrato de fluoxetina » bula » 20mg » emagrece » preço » valor » como comprar » para que serve » como tomar » efeitos colaterais » contra indicações » anvisa » receita » referência » original

fluoxetina, cloridrato, bula, mg, emagrece, preço, valor, comprar, serve, tomar, efeito, indicações, anvisa, receita, referência, original

O remédio para emagrecer cloridrato de fluoxetina é um fármaco que pertence à classe dos inibidores da receptação da serotonina e serve para o tratamento de transtornos psiquiátricos, como depressão, transtornos de ansiedade, perturbação de pânico, ansiedade generalizada, desordem obsessiva-compulsiva.

No entanto, também é utilizada para outras condições, tais como TPM, TDPM, irritabilidade e bulimia. E por vezes tem sido desviado da sua indicação de antidepressivo para servir como um supressor do apetite, por pessoas que acreditam que usar este fármaco emagrece.

Para que serve

No entanto, este medicamento não é um remédio para emagrecer, seu uso é indicada principalmente para depressões marcadas por uma falta de energia, devido ao seu efeito estimulante, mas também em outras condições tais como a ansiedade ou pânico.

Efeitos colaterais

Seus efeitos colaterais são inúmeros, e podem afetar várias partes do organismo.

1- Perturbações gerais

Reações alérgicas (tais como prurido, erupção cutânea, urticária, reacção anafilactóide, vasculite, doença do soro, angioedema ), tremor, síndrome da serotonina, fotossensibilidade e, muito raramente eritema multiforme que poderia evoluir síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica.

2- Digestivo

Doenças gastrointestinais (tais como diarreia, náuseas, vómitos, dispepsia, disfagia, alteração do paladar), boca seca. Funções do fígado anormais raras e casos muito raros de hepatite idiossincrática.

3- Sistema nervoso

Dor de cabeça, distúrbios do sono (sonhos anormais, insónia, sonolência …), tonturas, anorexia, fadiga, euforia, movimentos anormais transitórios (tiques, ataxia, tremores, mioclonias), convulsões e raramente agitação psicomotora / acatisia. Casos muito raros de síndrome da serotonina.

4- Transtornos psiquiátricos

Alucinações, reações maníacas, confusão, agitação, ansiedade e sintomas associados (por exemplo, nervosismo), incapacidade de concentração e de curso de pensamento (por exemplo, despersonalização), ataques de pânico, pensamentos e comportamentos suicidas.

5- Vários distúrbios

Alopecia, bocejo, visão turva (tais como visão turva, midríase), sudorese excessiva, vasodilatação, artralgia, mialgia, hipotensão ortostática, contusões. Retenção urinária, freqüência urinária.

6- Sistema Respiratório

Faringite, dispneia. eventos pulmonares (incluindo lesões inflamatórias não-histológicos específicos e / ou fibrose com processos inflamatórios de diferentes tipos e / ou fibrose histológicos) têm sido relatados. A dispneia pode ser o único sintoma precedente.

Bula

A sua eliminação é lenta, em média de quatro dias. O fígado metaboliza fluoxetina em norfluoxetina, que é um inibidor selectivo da receptação da serotonina e cuja metabolização é ainda mais longa, de 8,6 a 9,3 dias.

A ingestão de álcool junto com fluoxetina é formalmente desencorajado conforme sua bula, e isso é especificado nas instruções. O efeito sinérgico das duas substâncias podem levar a graves problemas comportamentais, incluindo um risco de passagem para o ato suicida acima de 20 mg.

Referências

  1. http://pi.lilly.com/us/prozac.pdf
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/NewsArticles/PMC4722507/