Como obter todos os benefícios do magnésio para saúde
As deficiências de magnésio são bastante comuns. Geralmente se manifestam como fadiga crônica, aumento da irritabilidade, ansiedade, cólicas... É muito fácil escapar disso tudo introduzindo o magnésio em sua dieta, como suplementos ou mesmo através da alimentação. Contamos tudo.
Indispensável para o bom funcionamento do organismo, o magnésio é o mineral que transforma proteínas, carboidratos e gorduras em energia..
Para ser saudável, você precisa de uma ingestão diária entre 360mg e 420mg. No entanto, tem sido observado que muitas pessoas ficam abaixo da ingestão recomendada devido a nossos novos hábitos alimentares.
Como saber se preciso tomar magnésio?
Você acha que os exames de sangue são a melhor maneira de descobrir se você tem deficiência de magnésio? Você está errado!
Fazer exames de sangue é bom, mas quando sabemos que 99% do magnésio encontra-se nas células e apenas 1% no sangue, o resultado nem sempre é muito confiável.
Portanto, são os sintomas que devem alertá-lo sobre uma possível falta de magnésio. Fadiga, estresse, nervosismo, ansiedade, cãibras, dores de cabeça, palpitações são os principais sinais e sintomas para detectar a falta de magnésio.
Qual magnésio escolher e por quanto tempo consumir?
Essas duas questões estão intimamente ligadas. Há muitas formas de magnésio.
Mas se esta é a primeira vez que você está tomando um suplemento à base de magnésio, você deve optar por um de confiança com o conteúdo não muito alto, por causa dos seus efeitos laxantes. E o ideal é quando ele é combinado com a vitamina B6, para promover sua absorção.
Para sentir os benefícios, você deve seguir o uso de magnésio por pelo menos 3 meses. Se for realmente eficaz, você sentirá os efeitos desde o primeiro mês.
E quanto ao efeitos colaterais?
O principal inconveniente é o efeito laxante do cloreto de magnésio. Mas seu efeito deve durar apenas alguns dias. Se isso continuar, reduza a dosagem e consulte um médico, caso contrário, você também pode sentir outros desconfortos como náuseas, fadiga e até tonturas.
Mas a "boa" notícia é que não se pode ter uma overdose ao tomar o magnésio porque o excesso é geralmente eliminado pelos rins. E se você preferir uma alternativa natural, nós lhe dizemos onde obter magnésio através dos alimentos.
Principais fontes naturais
Não é preciso procurar muito para encontrar o magnésio. Os vegetais estão cheios dele. Com 5 porções de frutas e vegetais por dia, você já atende às suas necessidades de magnésio, ou pelo menos partes. Mas aqui estamos falando de vegetais "frescos".
Escolha vegetais sazonais para obter o máximo de magnésio possível. Os vegetais verdes são particularmente ricos.
- Espinafre;
- Acelga;
- Couve de Bruxelas;
- Feijão vermelho;
- Grão de bico;
- E sem esquecer das bananas!
Para completar sua dieta com magnésio, considere: dente-de-leão, salsa, lentilha e alcachofra, amendoim, amêndoa, semente de caju, nozes, avelã. Os damascos secos também são embalados com magnésio.