Wiki da Saúde

Ozempic: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O Ozempic fabricado pelo laboratório novo nordisk é um agonista do peptídeo 1 do tipo glucagon 1 (GLP-1). Essa categoria de droga também é chamada de mimética da incretina. Isso significa que ela imita os outros hormônios do corpo que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.

ozempic, emagrecer, perder peso, semaglutida, GLP-1, diabetes, insulina

A injeção do Ozempic (semaglutida) é o mais novo medicamento utilizado para perda de peso no mercado. Mas este novo medicamento tem uma história antiga de uso.

Mas, o composto semaglutídeo foi projetado para agir no corpo de maneira diferente. Ele se assemelha ao peptídeo 1 do hormônio glucagon-like (GLP-1). É tradicionalmente tomado uma vez por semana em forma de injeção, sendo o agonista do receptor hormonal.

Para que serve

Tomado por injeção uma vez por semana, o medicamento trabalha para melhorar o nível de açúcar na corrente sanguínea de várias maneiras:

  • Aumenta a produção natural de insulina do corpo;
  • Reduz o apetite, o que pode levar ao emagrecimento;
  • Reduz a quantidade de glicose produzida pelo fígado;
  • Atrasa o esvaziamento dos alimentos do estômago para o intestino delgado.

Para muitas pessoas com diabetes tipo 2, seu corpo pode realmente lutar para produzir naturalmente o suficiente desse hormônio.

Tal ação leva a um ciclo de excessos que piora ainda mais:

  • A resistência à insulina;
  • Os níveis de açúcar no sangue;
  • As lutas de controle de peso.

Existem receptores para o hormônio GLP-1 no centro do apetite no cérebro. Estimular esse receptor naturalmente ou com qualquer hormônio sintético estabelece uma cascata de substâncias químicas cerebrais. Estas diminuem o apetite e fazem o indivíduo satisfeito.

Como usar a bula

Ozempic (semaglutina) é recomendado em sua bula apenas com prescrição médica e para pessoas que vivem com diabetes não dependente de insulina. A medicação não faz nenhum tipo de substituição e não é aprovado para uso em pacientes com diabetes tipo 1.

Caso uma dose seja perdida, é preciso conversar com o médico à respeito. Dependendo de quantos dias se passaram desde a dose esquecida, é possível ingerir assim que for lembrado. Se estiver muito próximo da próxima dose, é aconselhável aguardar.

Possíveis efeitos colaterais

É possível ver um raro efeito colateral da pancreatite e um mínimo risco de câncer medular da tireóide. Essa é uma forma muito rara de câncer, observada em camundongos e ratos durante testes.

Portanto, aqueles que têm uma história de ensino da família devem evitar medicamentos para ou GLP-1. Em caso de dúvidas procure sempre o seu médico de confiança, antes de aplicar o Ozempic.

Lista dos principais :

  • Tumores da tireóide - possivelmente cancerígenos;
  • Inchaço no pescoço;
  • Rouquidão;
  • Dificuldade em engolir;
  • Falta de ar;
  • Pancreatite;
  • Dor no abdômen ou nas costas;
  • Mudanças na visão.

A preocupação com os tumores da tireóide é baseada nos resultados de Ozempic (semaglutida) em ratos e camundongos. Alguns animais desenvolveram esse problema, sendo a maioria, cancerígenos. Entretanto, não se sabe o efeito em humanos.

Contra indicações

Quaisquer medicações, se tomadas por conta própria, podem ser muito perigosas. Mas, no caso do Ozempic (semaglutida), determinados grupos de pessoas não podem tomá-lo. Estes são:

  • Pacientes que tenham tido pancreatite;
  • Pessoas com menos de 18 anos;
  • Indivíduos com histórico de tumores da tireóide ou câncer de tireóide.

O remédio Ozempic segundo sua bula, não é recomendado como o primeiro tratamento farmacêutico para o diabetes tipo 2. Em vez disso, substâncias como a metformina seriam a melhor opção. O Ozempic, nesses casos, pode ser uma escolha eventual se outras opções não forem eficazes.

Venda no Brasil

A utilização indevida do Ozempic no Brasil está se disseminando pela condução de grupos no Facebook e WhatsApp. Estes são compostos por indivíduos que trocam algumas dicas entre si. Mas o Ozempic foi liberado no Brasil para o tratamento de diabetes.

Poucas pessoas chegam a se consultar com um endocrinologista antes de tentar tomar o Ozempic (semaglutida). Outros dão início ao uso seguindo algumas orientações que são obtidas em sites na Internet, aumentando os riscos dos efeitos indesejados.

Os grupos fechados nas redes sociais que falam acerca do produto e de sua comercialização já possuem mais de 1000 membros. Na descrição das páginas e publicações, a abordagem não é especificamente para o uso quanto ao emagrecimento. Contudo, os membros e seus comentários, focam demasiadamente nisso.

Depoimentos

As pessoas que tomam o Ozempic (semaglutida) perdem, em média, 10 a 15% do seu peso corporal em cerca de 6 meses (depoimentos de usuários). E a continuação da medicação evita a recuperação dos quilinhos a mais, que pode ocorrer se a ingestão do remédio for interrompida.

O Ozempic é aprovado para uso crônico, o que faz sentido porque a obesidade é uma doença crônica que precisa ser tratada a longo prazo. O tratamento a curto prazo tende a dar resultados temporários, deixando as pessoas frustradas quando engordam novamente.

Veja outros medicamentos que têm um efeito semelhante e ajudam a perder peso.