Porque o açafrão é considerado um novo ativo de emagrecimento
Este delicioso tempero laranja é o principal ingrediente do curry e dá seu sabor doce a muitos pratos. Mas também é um grande aliado para emagrecer, quando aliado a uma alimentação balanceada. Então, como consumir para perder peso? E porque o açafrão emagrece? Qual a dose diária? Respodemos.
Já sabemos que o açafrão, ou cúrcuma como e conhecido em outros países, é um poderoso antioxidante, um protetor gastrointestinal, mas também que tem um efeito positivo na diabetes e no açúcar no sangue.
No entanto, falamos muito pouco sobre sua ação sobre o peso, enquanto muitos estudos sobre esse assunto estão em andamento.
Mais especificamente, é a curcumina – o principal pigmento da cúrcuma – que estimularia a digestão e teria um inegável efeito “queima de gordura”.
De fato, este ingrediente ativo torna as substâncias gordurosas mais solúveis. Especificamente, estimula as células de gordura para facilitar a eliminação da gordura.
A ciência confirma: Açafrão emagrece!
Um estudo publicado na Atherosclerosis, também mostra que a curcumina aumenta a destruição de gordura e melhora o peso. Portanto, reduz o nível de gordura no corpo e ajuda a combater o excesso de peso ( como parte de uma dieta ).
Esta especiaria laranja também ajuda o organismo em caso de acúmulo de toxinas e problemas digestivos.
Finalmente, a cúrcuma também reduz os níveis de açúcar no sangue: ajuda as células a absorver glicose. É por isso que muitas vezes é recomendado como parte do tratamento para diabetes tipo 2.
A Organização Mundial da Saúde também reconhece oficialmente as propriedades digestivas desta especiaria.
Mas como usar o açafrão diariamente?
Você pode consumir este pó de laranja em diferentes formas:
Polvilhando em um prato ou integrando o tempero em um prato cozido (trará um sabor doce e delicado às suas preparações). Aproveite para combiná-lo com pimenta preta (cerca de 1% da dose ingerida) para melhorar a assimilação da cúrcuma pelo organismo.
Infundindo 1 a 2 g de açafrão em pó com 3 grãos de pimenta preta, ou gengibre, em 150 ml de água fervente por 10 a 15 minutos. Beba no máximo 2 xícaras por dia.
Em todos os casos, recomenda-se começar com dose pequenas, a fim de evitar uma overdose e prevenir os possíveis perigos da cúrcuma (boca seca, inchaço, dores de cabeça, náuseas, vômitos, etc.).
Qual a dose segura de açafrão para consumir por dia?
Em pó, o consumo diário de açafrão pode variar entre 1 e 3 g, em um adulto saudável, ou aproximadamente o equivalente a uma colher de chá. Para melhorar ainda mais a sua absorção, combine-o com substâncias gordurosas (óleo de colza, azeite, óleo de peixe, etc.).
Nota: como simples medida de precaução, a cúrcuma geralmente não é recomendada – apenas em altas doses – para mulheres grávidas. Também não é recomendado em caso de obstrução das vias biliares (pedras…).