Qual carne escolher na dieta?
Quando pensamos em perder peso, seja por meio de uma dieta ou de reequilíbrio alimentar, muitas vezes temos que limitar o consumo de proteínas animais e incluir carnes magras no cardápio. Aqui está uma lista de quais tipos de carnes são recomendadas, quando o assunto é emagrecer!
Se você está de dieta, terá que lidar com as perguntas habituais sobre o que comer, e o que não comer. A carne pode ser inimiga dos dieters, mas também uma perfeita aliada do emagrecimento, com suas proteínas que constroem os músculos e reduzem o apetite.
Mas tudo depende de qual carne estamos falando. Elas não têm todas os mesmos valores nutricionais.
Carnes brancas para comer como parte de uma dieta
As carnes brancas têm uma reputação melhor do que as carnes vermelhas. Mas tome cuidado com os equívocos e falsos amigos. Algumas carnes brancas podem ser traiçoeiras. Entre as carnes brancas estão as aves (exceto pato), porco, coelho e vitela.
As carnes brancas são chamadas de carnes magras, porque são baixas em calorias e gordura, mas altas em nutrição. A carne branca com menos calorias é a do coelho. Cozinhar em caldo evita que resseque.
O peru e a vitela não estão longe. O frango também é uma carne magra, desde que você coma apenas o peito. As coxas são muito ricas em gorduras.
Quanto à pele, deve ser evitada a todo custo na hora de seguir uma dieta alimentar. Evite cozinhar no forno ou na frigideira, o vapor, o caldo e o papillote combinam muito bem com carnes brancas.
Saiba mais sobre: quais alimentos possuem mais proteínas.
Carnes vermelhas para uma dieta
Assim como as carnes brancas, as carnes vermelhas podem enganar. Eles são naturalmente mais ricos em sais minerais, mas algumas peças são muito gordurosas.
Como parte de uma dieta para perda de peso, não remova a carne vermelha de sua dieta. Ele atenderá a muitas de suas necessidades nutricionais e proteínas. Mas escolha com cuidado.
Saiba mais sobre: como consumir proteínas em dietas para perder peso.
O rosbife, por exemplo, é pouco mais calórico do que o peru e menos do que uma costeleta de vitela.
E o lombo é muito melhor do que uma coxa de frango. Por outro lado, esteja atento ao colesterol. É encontrada principalmente no bife ou na costela.
Carne de pato também faz bem à saúde. É rico em ômegas, essenciais para a manutenção celular e o combate às doenças cardiovasculares.
Prefira cozinhar as carnes vermelhas sem utilizar óleos ou gorduras: na grelha, plancha ou churrasco, são as melhores opções.
Saiba mais sobre: os benefícios da proteínas na saúde e dietas.
E quanto a vísceras?
Raramente pensamos em vísceras, e isso é uma pena. Contanto que você goste deles, é claro. As carnes de órgãos são um ótimo complemento à dieta e são excelentes fontes de muitos nutrientes e vitaminas.
O fígado e os rins são os primeiros que nos vêm à mente: são muito baixos em gordura e são verdadeiros alimentos para emagrecer.
Mas devemos esquecer as tripas, pois são muito mais gordurosas.