Como aproveitar as virtudes da spirulina para o cabelo
Spirulina para o cabelo? Isso mesmo! Graças à sua formidável composição, a spirulina é um ingrediente ideal para restaurar, promover o crescimento do cabelo, fortalecê-lo e torná-lo mais bonito. Por que e como usar spirulina no cabelo? Vamos ver isso em detalhes.
Para ter um cabelo bonito, o que o corpo precisa? Vitaminas, minerais, ferro e proteínas. Tudo isso encontramos na spirulina. A spirulina é composta em grande parte por: clorofila e ficocianina, dois pigmentos que lhe conferem sua cor azul-esverdeada. Muito rico em proteínas, ferro e nutrientes, seus benefícios para a saúde, já são conhecidos no mundo todo.
Geralmente é utilizada em pó, adicionada em alimentos e na forma de suplementos alimentares. Rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e auxiliam a digestão, e carregada de nutrientes que fortalecem o sistema imunológico.
Mas quais são os benefícios para o cabelo?
Os benefícios da spirulina não se limitam à saúde do corpo. Também se estendem ao cabelo.
Um dos principais nutrientes da spirulina é o betacaroteno, pigmento essencial para fortalecer os fios e promover brilho. Além disso, as proteínas que contém promovem a síntese de queratina. A queratina representa 95% da composição do cabelo e é também o seu principal defensor contra a agressão externa.
Se o corpo produzir mais queratina, isso significa que o cabelo ficará mais saudável, pois estará mais protegido. Isto significa: cabelos brilhantes, mais resistentes e com mais volume. Tudo de bom!
Mas não para por aí, a spirulina também pode ajudar a reduzir uma série de problemas capilares, como:
Para queda de cabelo
Quer sofra de alopecia ou calvície hereditária, você deve apostar na spirulina. Graças ao seu alto teor de ferro, zinco e vitaminas, contribui para a renovação do cabelo e ajuda a fortalecer o couro cabeludo. Por isso é uma ótima forma de limitar os danos e evitar a queda de cabelo.
Cebelos brancos
E quem detesta todo mês ter que pintar o cabelo para esconder os fios brancos, também vai adorar saber que a spirulina e útil para reduzir o problema. O cabelo branco pode ser devido à idade, estresse, poluição ou má alimentação. Essas causas resultam no acúmulo de toxinas no corpo.
Por sua vez, essas toxinas causarão fragilidade capilar ao interromper a produção de melanina no bulbo, impedindo a coloração do cabelo. Graças às suas propriedades desintoxicantes , o zinco e o magnésio que possui, a spirulina limpa o corpo, limitando assim a aparência dos cabelos brancos.
Combater a caspa
Os shampoo anticaspa costumam ser soluções temporárias. Uma vez que a rotina é interrompida, a caspa volta em abundância. Por outro lado, a spirulina atua como um antioxidante, em profundidade para um resultado a longo prazo, permitindo assim combater a caspa de forma duradoura.
E como usar a spirulina para o cabelo?
Como fortificante capilar, a spirulina é utilizada de duas formas: em comprimidos e em pó.
Uso interno
Para ter um cabelo perfeitamente saudável, você deve consumir entre 2 e 5 gramas de spirulina por dia, na forma de pó ou comprimidos, durante três meses para ter bons resultados.
Os comprimidos devem ser tomados preferencialmente de manhã ou ao meio-dia, antes ou durante uma refeição. À noite, a ação energizante da spirulina pode perturbar o sono.
Em pó, pode ser acrescentada em smoothies, sucos, iogurte... De fato, seu sabor não é muito agradável, por isso recomenda-se mascarar com sabores de frutas para consumir com mais facilidade.
Uso externo
Também é possível usar a spirulina diretamente no cabelo. Para isso, compre um shampoo neutro( se for orgânico, melhor ainda) e um pouco de spirulina em pó. Misture 5 gramas de spirulina em 100 ml de shampoo e pronto. Este tipo de tratamento é adequado para uso semanal.
Máscara capilar caseira de spirulina
Para fazer você mesmo uma máscara capilar à base de spirulina, misture:
- 3 colheres de sopa de spirulina em pó;
- 1 caixa de creme de coco;
- 2 colheres de óleo de rícino.
Em seguida, deixe a preparação descansar por pelo menos 15 minutos e depois aplique no cabelo. Para aproveitar ao máximo as virtudes da spirulina, enrole o cabelo em uma toalha e enxágue após duas horas.
A spirulina pode ser usada em qualquer tipo de cabelo para restaurar a força e a vitalidade do cabelo. Mas alguns tipos de cabelo serão mais sensíveis aos efeitos da spirulina. Ou pelo menos sua ação será mais flagrante.
- Cabelos cacheados e ondulados: este superalimento dará mais elasticidade aos cachos.
- Cabelos finos: a spirulina aumentará seu volume e densidade, graças à produção de queratina.
- Cabelos sem brilho: este alimento mágico dará brilho a todas as crinas.
Todos os tipos de cabelo podem desfrutar da suavidade, mais brilho e fios fortificados e suas pontas menos danificadas.