Exercícios de HIIT para Emagrecer
O HIIT melhora a capacidade que o corpo humano tem de oxidar a glicose e também a gordura, possibilitando assim a mescla de intervalor curtos muito intensos e puxados de um exercício que requer mais esforço cardiovascular com intervalos de intensidade mais moderadas ou até baixos.
Nada melhor para começar um novo ano do que estar em dia consigo mesmo seja no sentido da autoestima, seja no sentido de estar bem com o próprio corpo. E, pensando que a virada do ano no Brasil acontece na estação mais balada do ano, com altas temperaturas já anunciado que o verão virá com tudo, muitas pessoas começam a ter uma preocupação que não se limita somente com os cuidados da pele, protetor solar ou hidratação.
Este tipo de preocupação que atrapalha a vida de quase todo mundo tem nome e sobrenome: emagrecer com saúde e poder viver uma vida sem ociosidade e sedentarismo. E, como não há receita mágica, a maioria das pessoas que tentam perder peso precisam provar mais de uma alternativa que se adapte ao seu corpo, à sua rotina, às suas limitações e potenciais de queimar caloria.
Logo, em meio a tantas possibilidades (mas também dificuldades em começar uma dieta ou manter o peso perdido com o medo do efeito sanfona retornar), algumas perguntas começam a surgir em nossas vidas. A primeira delas é: como conseguir ter o mínimo de disciplina e iniciar a luta contra a balança?
E a partir muitas outras vão surgindo sem parar... Precisa de muito tempo para se exercitar? Por onde começar? Todas as dietas são confiáveis? A saída está na alimentação? É preciso ser radical? É necessário mudar o estilo de vida? Ufa... quantas perguntas!
Uma possível resposta para isso está na rotina de exercícios de HIIT (High Intensity Interval Training) – em português, algo como Treino Intervalado de Alta Intensidade. Este tipo de exercício propõe um quadro de treinos e atividades muito efetivas na queima de gorduras e definição muscular.
Outros benefícios que o HIIT coloca para o corpo daqueles que se atrevem a vencer o medo, a insegurança e insistem na perda de peso, podem ser descritos em 5 dicas:
Aumenta o metabolismo do corpo humano:
Além de preservar os músculos e queimar gorduras, o HIIT realiza outra coisa de extrema importância para as pessoas: ele instiga a produção do hormônio do crescimento em até 450% durante as 24 horas após o treino.
Ele te dá liberdade de se exercitar sem equipamento:
Já que os exercícios de HIIT podem ser feitos em qualquer lugar e não precisa gastar muito tempo nos treinos, eles são excelentes fontes de bons resultados podem ser alcançados com exercícios que duram de 15 a 20 minutos.
Melhora a nossa capacidade cardiovascular:
As atividades do HIIT aumentam a absorção de oxigênio de forma mais rápida, expandido o fôlego para os exercícios que são intensos do que a média de outras atividades, é preciso reconhecer isso. Além disso, os treinos também auxiliam a produção de hormônios para lipólise, ou seja, a hidrólise de lipídio, gerando ácidos graxos e sais.
Os exercícios de HIIT não limitam a idade:
O HIIT pode ser realizado por pessoas de todas as faixas etárias, já que não a limitação de uma idade ou fase geracional da pessoa que precisa perder peso. A ideia deste método é melhorar o corpo gradativamente – e com acompanhamento de especialistas no assunto da educação física e saúde alimentar. Os treinos de alta intensidade podem durar menos no começo, mas com o tempo indivíduo ganha a resistência, aumentando assim o nível dos treinos.
Estudo científicos
Estudiosa do assunto, Ana Claudia Fernandez e mais uma equipe de quatro pesquisadores do Centro-Oeste e Sudeste brasileiro, apontam que o HIIT auxilia no ganho de massa magra e perda de massa gorda corporal de modo mais rápido em atletas. No caso de pessoas comuns, ele também pode auxiliar, todavia deve ser feito com os devidos cuidados.
No artigo científico Influência do treinamento aeróbio e anaeróbio na massa de gordura corporal de adolescentes obesos, a pesquisadora afirma que fazer uso do HIIT é grande em um país como Brasil parece ser uma boa saída já que, como destaca, a mudança do estado nutricional da população brasileira... Agora apresenta um crescimento desordenado e preocupante do número de obesos distribuídos por todas as faixas etárias e classes sociais...
Entre os exercícios que fazem do HIIT, como já explicado, estão aqueles que exigem somente o trabalho com o peso do corpo e não precisam de equipamento. Há inclusive aplicativos para celulares com exercícios sobre este tipo de atividade que usa apenas o peso do corpo para emagrecer. Eles conseguem se aliar à disciplina, à resistência e à perseverança de cada pessoa em conseguir sua meta de emagrecimento, já que execução das atividades só dependem do usuário.