Álcool na dieta o álcool faz engordar?
O álcool não é o melhor aliado para uma dieta equilibrada. Mas é possível perder peso mesmo bebendo um pouco de álcool. Desde que não exceda essa quantidade.
Quando queremos emagrecer geralmente eliminamos alguns alimentos de nossa dieta, ou pelo menos restringimos severamente o consumo. Mas e o álcool?
As comemorações de fim de ano estão se aproximando. Os aperitivos voltam a fazer parte do nosso dia a dia com o clima aquecido. E muitas vezes é muito mais tentador pedir um coquetel do que uma água com gás. Mas como provavelmente sabe, o álcool não é exactamente o melhor amigo da perda de peso.
No entanto, não é impossível perder peso bebendo um pouco de álcool com moderação.
Como consumir álcool sem engordar
Segundo vários especialistas, é preciso primeiro controlar a quantidade de álcool que ingere: e não ultrapassar o equivalente a 500 ml de cerveja por dia. Para que pareça mais generoso para você, uma técnica pode ser pedir em duas vezes e, portanto, em duas metades.
Finalmente, nada o impede de continuar a noite enquanto bebe bebidas não alcoólicas e de baixa caloria.
Qual álcool tem baixas calorias?
Mas se você se permitir "um pouco" de bebida, apesar de sua dieta e de seu desejo de perder peso, você também deve se certificar de consumir álcool de baixa caloria. Ou, em qualquer caso, menos calórico do que outros.
Assim, evite álcoois de alto teor calórico embalados com açúcares. Prefira coquetéis de baixa caloria. Ou melhor ainda, escolha vinhos, muitas vezes a opção mais "razoável", ou até champanhe.
E acima de tudo, coma uma refeição equilibrada e leve, não algo muito calórico. Também não escolha a opção "não comer", o que tem a consequência de o empurrar para a gaveta de junk food à 1 da manhã.
Deixar de beber álcool emagrece?
Se você não beber muito e escolher sabiamente o que beber, é possível perder peso sem eliminar completamente o álcool da dieta.
E nunca se esqueça que para perder peso, o principal é que o seu gasto energético é mais importante do que o seu consumo de energia. Se queimar muitas calorias com atividades esportivas intensas, por exemplo, você pode se dar ao luxo de fazer uma dieta mais farta e, ao mesmo tempo, perder peso.
Por fim, lembre-se também de que a privação é o pior inimigo de uma perda de peso bem-sucedida. O principal para uma perda de peso sustentável é que ela é lenta por um lado, mas também inteligente e não frustrante.