Esqueça o micro ondas Lista de alimentos que nao devem ser reaquecidos
A arte da reciclagem é praticada na cozinha. Embora muitos alimentos já cozidos possam se transformar em pratos deliciosos, alguns não devem ser reaquecidos, pois isso pode ser potencialmente tóxico. Aqui está a lista de alimentos que não devem ser assados duas vezes.
Por conveniência ou preguiça, às vezes queremos reaquecer ou mesmo cozinhar todos os tipos de coisas no micro-ondas. Cozinhar em lotes e planejar várias refeições com antecedência é uma coisa boa. Mas temos que estar vigilantes. Alguns alimentos não suportam o reaquecimento e podem até se tornar tóxicos e causar doenças.
Se você é daqueles que adora cozinhar, ou alguém que é muito organizado, provavelmente é um fã da técnica de cozimento em lote. E você tem razão, nada melhor para economizar tempo e dinheiro. Mas tome cuidado com o que você aquece em seus pratos.
Os perigos de reaquecer certos alimentos
Quem não disse para si mesmo: "Vamos lá, vou fazer mais, para sobrar para amanhã, ou mesmo depois de amanhã"? Bem, se você não se importa em comer macarrão à bolonhesa por três dias seguidos, saiba que tem que ter cuidado com o conteúdo desses pratos preparados para serem reaquecidos.
Devido à sua composição, muitos alimentos não toleram ser reaquecidos uma segunda vez, depois de já terem sido cozidos. Ao comer as sobras, deve-se ter cuidado com os ingredientes.
Alguns alimentos reagem mal quando submetidos a temperatura elevada depois de já terem sido cozinhados. Eles podem tornar-se tóxicos e levar a intoxicações alimentares, problemas digestivos (incluindo gases dolorosos) e nitritos potencialmente cancerígenos.
Quais alimentos não devem ser reaquecidos?
Na lista de alimentos que você realmente deve evitar reaquecer uma segunda vez antes de comer, certamente terá surpresas, pois há alimentos que muitas pessoas estão acostumadas a reaquecer no intervalo do almoço no escritório, por exemplo.
- Frango;
- Salada;
- Carnes grelhadas;
- Batatas;
- Nabos;
- Ovos;
- Cogumelos;
- Aipo;
- Beterraba;
- Arroz;
- Espinafres;
- Frutos do mar;
- Uvas;
- Molhos à base de óleo.
Não importa se você é viciado em micro ondas ou jura por seu forno ventilado, tome cuidado com esses alimentos. Você pode comê-los no dia seguinte, claro, mas frio. Nada como uma boa salada de batata com frango para tirar duas latas de sobras da geladeira e saborear sua refeição sem arriscar sua saúde!