Aqui está a melhor dieta de 2022 para perder peso
Existem muitas dietas que surgem todos os anos e que nos prometem uma perda de peso rápida e duradoura. Para nos ajudar a escolher qual é a melhor dieta para perder peso, a revista americana US News & World Report revela a lista das melhores dietas para seguirmos em 2022. A vencedora é....
Como todos os anos, a revista americana US News & World Report designa a melhor dieta a adotar para perder peso e ter uma saúde perfeita. Para estabelecer esse ranking, a revista se baseia em pesquisas médicas ou em diversos estudos realizados por médicos, nutrólogos e nutricionistas.
Resultados? Este ano, pela terceira vez consecutiva, a dieta mediterrânea (também conhecida como dieta cretense) ficou em primeiro lugar. Na segunda posição, encontramos a dieta DASH (ou seja, uma dieta que privilegia alimentos com baixo teor de sódio). A dieta flexitariana chegou ao terceiro degrau do pódio.
Porque a dieta mediterrânea?
A dieta mediterrânea é particularmente seguida por pessoas que vivem na Espanha, Grécia, Itália, Argélia ou no sul da França, ou seja: na bacia do Mediterrâneo (como o próprio nome sugere).
No entanto, é importante enfatizar que isso é mais um estilo de vida do que uma dieta para perda de peso. De fato, ao contrário de muitos programas de emagrecimento, a dieta cretense não é limitada por tempo.
Assim, pode ser praticado diariamente, sem o risco de causar frustração. A flexibilidade, característica desta forma de alimentação, facilita a preparação de refeições saudáveis e uma alimentação equilibrada todos os dias.
Se a dieta mediterrânea é muitas vezes aclamada pela perda de peso, muitos estudos científicos também mostraram que ela pode ajudar a prevenir certas doenças, como doenças cardiovasculares, doença de Parkinson ou doença de Alzheimer.
Como fazer a dieta cretense?
Para ter sucesso em uma dieta mediterrânea, é necessário, antes de tudo, consumir frutas e vegetais frescos em grandes quantidades, todos os dias. Também é importante privilegiar as leguminosas (feijão, lentilha, fava, ervilha), cereais, peixe, iogurte, queijo de ovelha, azeite e ervas aromáticas frescas.
Recomenda-se também o consumo diário de vinho tinto (nota: um copo de vinho por refeição) para reduzir o "colesterol ruim" (LDL) e, assim, aumentar o "colesterol bom" (HDL).
Além disso, para seguir corretamente a dieta mediterrânea, você deve comer carne em pequenas quantidades (uma ou duas vezes por semana, no máximo) e evitar alimentos açucarados.
Por fim, para estar em perfeita saúde (dieta cretense ou não), lembre-se de beber bastante água diariamente - conte entre 1,5 litros e 2 litros de água por dia - e pratique atividade física regular.