Conheça todos os benefícios do mel para a saúde
Sempre utilizado por suas propriedades terapêuticas, o mel é um remédio natural para curar muitas doenças. Além de ser bom e doce, é mesmo o melhor alimento para estar em forma e aumentar a sua energia! O mel tem muitas virtudes, tanto para a nossa saúde como para a nossa pele.
O mel é uma substância doce composto por mais de 80% de carboidratos, é um alimento rico em energia e relativamente puro. Na verdade, existem principalmente dois açúcares: frutose e glicose, dois açúcares simples que não requerem digestão antes de sua absorção e que são assimilados fácil e diretamente pelo organismo.
Mel como um estimulante
Por ser rico em frutose, que se transformará em glicose uma vez absorvida pelo organismo, sendo esta última utilizada como fonte de energia. O mel é, portanto, o alimento perfeito para um impulso em caso de fadiga ou antes da atividade física.
Aliado para uma pele bonita
O mel é um curandeiro muito bom devido às suas propriedades antissépticas e antibacterianas, e pode ser usado para sublimar a pele. Aplicado como uma máscara, este ingrediente natural é conhecido por aliviar a irritação, reduzir cicatrizes, suavizar a pele e até ajudar a tratar a acne. No dia a dia, é um hidratante natural muito bom, pois é composto de água e frutose, o que ajuda a reter as moléculas de água para preservar a hidratação da pele.
Os benefícios do mel contra as doenças do inverno
O remédio mais conhecido da avó é usá-lo para tratar doenças de inverno, como dores de garganta: suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias o tornam um aliado perfeito contra resfriados. Estudos até provaram que o mel é tão eficaz quanto alguns medicamentos para a garganta (com a vantagem de ser 100% natural e mais barato). Suas propriedades antibacterianas impedem a proliferação de bactérias no corpo. Assim, reduz as infecções do trato respiratório superior e alivia a tosse noturna para um sono melhor.
As propriedades do mel no cabelo
Se o mel pode ser usado na pele, suas propriedades calmantes também afetam o cabelo. Para ser aplicado como máscara, hidrata e acalma as irritações do couro cabeludo, estimula o crescimento capilar e elimina a caspa. Nos comprimentos e pontas, o mel hidrata e nutre os cabelos secos e danificados, que serão fortificados e sublimados.
As virtudes do mel na saúde digestiva
Graças às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas, o mel é particularmente benéfico para melhorar a digestão. Contém bactérias saudáveis, que ajudam a manter a saúde intestinal e a prevenir infecções. De acordo com um estudo, o mel seria eficaz no tratamento de diarreia, constipação, esofagite, dor gástrica e úlceras estomacais.
Para insônia
O mel tem propriedades sedativas que podem nos ajudar a adormecer mais rápido. Um estudo de 2019 demonstrou os efeitos do mel na melhora do sono. Entre os participantes, aqueles que consumiam mel diariamente notaram uma melhora acentuada na capacidade de adormecer e na qualidade do sono. Esses resultados são explicados pelo fato de o mel liberar insulina, que ajuda a estimular o triptofano, componente que promove o sono. Uma colher de mel em um chá de ervas antes de dormir ajuda a combater a insônia e a ter uma boa noite de sono.
Qual mel escolher de acordo com minhas necessidades?
Existem dezenas de méis diferentes, cuja cor, textura, sabor e benefícios variam de acordo com as espécies de plantas forrageiras.
- Lavanda ou mel de abeto: Conhecido por suas propriedades terapêuticas, antissépticas e antibacterianas, é ideal para tratar doenças de inverno e resfriados.
- Mel de castanha: Reconhecido por seus benefícios no sistema imunológico, o mel de castanha dá um impulso ao corpo e protege contra infecções e vírus.
- Mel de Manuka: Este mel é mais raro e também mais caro que os outros, mas é muito eficaz para problemas de pele, graças às suas propriedades cicatrizantes e antibacterianas.
- Mel de acácia: Para resolver problemas de digestão, conforto intestinal e melhorar a saúde digestiva em geral, é mel de acácia que você precisa.
- Mel de alfafa: Este mel é conhecido pelos seus efeitos energéticos, por isso é recomendado para atletas ou para pessoas que se cansam com frequência.
- Mel de tomilho: O mel de tomilho tem propriedades calmantes e promove o sono. É frequentemente usado para adoçar naturalmente as infusões noturnas e para prevenir a insônia.
Como consumir mel diariamente?
Para se beneficiar de todas as suas virtudes, é aconselhável consumir uma colher de chá de mel por dia, principalmente no inverno. O mel é consumido puro ou diluído em água quente. Em um chá de ervas com gengibre, açafrão e suco de limão, é o remédio perfeito para fortalecer seu sistema imunológico.
Para aliviar a tosse e a dor de garganta, o melhor remédio caseiro é diluir uma colher de mel em um copo de leite morno. A única contra-indicação diz respeito a crianças menores de 1 ano: o mel pode conter um germe que corre o risco de causar envenenamento chamado botulismo infantil. Após essa idade, as crianças desenvolvem flora imunológica suficiente para se proteger de germes e bactérias, podendo consumi-los diariamente sem nenhum problema!
Tudo o que você precisa fazer é adicionar mel aos seus chás de ervas e chás diários para aproveitar todos os seus benefícios!