Dieta da batata mas afinal as batatas engordam ou não?

Para muitos de nos, comer batatas parece uma escolha alimentar saudável. Este alimento é amplamente consumido no Brasil e em todo o mundo. Mas afinal as batatas engordam? Devem ser evitadas durante uma dieta de perda de peso? Fizemos um balanço.

Imagem ilustrativa de Dieta da batata

A batata não engorda se for comida depois de cozida no vapor e em quantidades razoáveis. De fato, não é muito calórico, pois para 100 gramas de cozimento a vapor, fornece 80 calorias.

No entanto, é rico em carboidratos. Deve, portanto, ser visto como uma fonte de combustível, principalmente para os atletas.

A batata engorda nas seguintes situações: Quando consumidas em excesso em forma de batatas fritas, batatas assadas ou purê. Além disso comer muitas batatas pode aumentar o risco de desenvolver diabetes em mulheres.

Dieta da batata

Por incrível que pareça existe uma dieta de batatas, que é usada para perda de peso. Baseia-se em princípios simples:

  • Coma apenas batatas cozidas (1 a 2 quilos), por 3 a 5 dias.
  • Não coma nada com as batatas, sem molho, condimento, óleo ou outro alimento.
  • Tente não salgar idealmente.
  • Para se manter hidratado, beba apenas água, chá, chás de ervas ou café, mas nada de bebidas açucaradas.
  • Não faça esta dieta se estiver em tratamento médico.
  • Evite esportes extenuantes durante a dieta da batata.

Porque esta dieta é baixa em calorias (entre 500 e 1200 calorias por dia), permite perder peso. A batata também parece diminuir o apetite, o que pode ajudar na perda de peso.

Além disso, a batata contém nutrientes e fibras, sendo considerada nutritiva.

Esta dieta pode, portanto, ser eficaz a curto prazo, mas não é recomendada a longo prazo. Na verdade, não é equilibrado e leva a deficiências nutricionais.

Além disso, por ser considerado restritivo, corre o risco de criar rapidamente um efeito iô-iô, um efeito colateral muito problemático de dietas muito restritivas de baixa caloria.

Para perder peso de forma sustentável e saudável, evitando este famoso efeito iô iô, é aconselhável seguir uma dieta equilibrada com ligeira restrição calórica, a longo prazo. Além disso, é útil associar a prática de esportes, aumentar o gasto calórico, promover a perda de gordura e manter a massa muscular.

Benefícios da batata na dieta

Por conter carboidratos que são rapidamente absorvidos pelo organismo (IG de 65), as batatas são um alimento pós-treino. É por isso que, no esporte, comer batatas cozidas no vapor continua comum após uma grande competição.

Muitos atletas o consomem após corridas ou treinos intensivos, para repor os estoques de glicogênio.

O que posso substituir por batata?

A batata fornece principalmente carboidratos e poucas vitaminas ou minerais. Portanto, é fácil substituir a batata, especialmente pelos seguintes alimentos:

  • Batata-doce, rica em carboidratos com baixo índice glicêmico.
  • Feijão branco, rico em carboidratos lentos e fósforo.
  • Grãos integrais (grãos integrais , arroz integral, quinoa… ) que contêm carboidratos lentos e fibras.
  • Leguminosas que também são uma excelente fonte de proteínas e fibras.

A batata engorda se você a comer em batatas fritas ou em purês, assadas com molhos e em quantidades muito grandes, em comparação com suas necessidades calóricas diárias.

Não engorda se cozida em vapor e em quantidade adaptada às suas necessidades. É útil para atletas, como lanche após um esforço longo e/ou intenso.