Dieta da batata doce
Para todos aqueles que não conseguem imaginar a vida sem batatas, aqui está um aliado que vão adorar incluir na dieta. E por uma boa razão, em comparação com a sua irmã, a batata doce contém o dobro de fibra e um índice glicêmico muito mais baixo.
Manter o peso, perder quilos extras ou apenas proteger a saúde, seja qual for seu objetivo dietético, é importante escolher alimentos ricos em nutrientes ou aqueles que contenham mais vitaminas, minerais e substâncias benéficas.
As batatas doces não são apenas ricas em beta-caroteno, mas também em vitamina C, A, B6, B9, E, potássio, tiamina e ferro. Reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares e é deliciosa. Então porque não inclui-la em sua dieta?
A verdade é que a batata doce é boa para a perda de peso e, o mais importante, para perder barriga. Uma das áreas que habitualmente não é fácil de emagrecer. Pois bem, a batata doce será um grande aliado, pois possui um alto índice de fibras, que induz a uma digestão mais lenta, então a sensação de saciedade também será notada com o tempo.
Como fazer
A dieta da batata doce é simples, basta substituir os amidos (arroz, pão, massas, batata...) das refeições principais por batata doce. O cardápio fica a sua escolha, a batata doces é deliciosa amassada, frita, em sopas, gratinada, assada, cozida, e por aí vai... Mas se o objetivo é perder peso, fica o conselho: prefira cozida e amassada, sem muito tempero.
Benefícios
Rica em fibras, permite uma digestão muito lenta, o que prolonga a sensação de saciedade após as refeições. Desta forma, o desejo por lanches e a sensação de fome podem ser limitados durante o dia, assim como as quantidades de alimentos ingeridos durante as refeições.
Baixa caloria
A batata doce é relativamente baixa em calorias, especialmente em comparação com outros alimentos de sua família. Cada 100g do vegetal fornece menos de 90 calorias. Com razão, muitas vezes é incorporado em dietas para perda de peso.
Ajuda na digestão
Por conter uma quantidade significativa de fibras. Estes últimos são muito benéficos para o bom andamento do trabalho de digestão e metabolismo. Assim, ajuda a regular a digestão e a manter o sistema digestivo em boa saúde, ao mesmo tempo que promove a assimilação dos nutrientes.
Antioxidante
Além de ser rica em fibras e ter muitas vitaminas e minerais importantes, a batata doce também é carregada de antioxidantes benéficos. Ao livrar o corpo de toxinas e radicais livres, permite que o metabolismo funcione em seu nível ideal e queime o máximo de gordura possível durante o dia.
Inibe o apetite
E não para por aí, a batata doce tem um índice glicêmico relativamente baixo, o que ajuda a prevenir picos de açúcar no sangue logo após consumi-la. Manter um nível de açúcar no sangue estável é a melhor maneira de evitar sentir fome logo após o final da refeição e querer beliscar alimentos gordurosos ou açucarados.
Além disso as fibras que contém retardam a absorção do açúcar ajudando a prevenir picos nos níveis de açúcar no sangue e também se move lentamente pelo trato digestivo, ajudando a promover a saciedade. Saiba mais sobre os moderadores da fome naturais.