Orlistat possíveis efeitos colaterais
Como nenhum organismo é igual a outro, os sintomas e efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa. Há casos em que o uso do medicamento não chega a trazer problemas. Porém, esta possibilidade existe, e por isto é importante que você esteja ciente destes riscos.
Apesar do emagrecimento com Orlistat ter sua eficácia comprovada, infelizmente é possível que seu uso traga alguns efeitos colaterais, entre eles:
- Episódios de diarreia e flatulência;
- Dores abdominais;
- Problemas de estômago;
- Problemas nos rins;
- Dores de cabeça
- Episódios de ansiedade e insônia;
- Cansaço e ciclos menstruais irregulares.
Curiosamente, o uso de orlistat tem sido associado a casos raros de lesão renal aguda, possivelmente devido ao aumento da má absorção de gordura resultante da inibição da lipase pancreática e gástrica pelo orlistat, levando à formação de sabonetes com cálcio e resultando em aumento de oxalato livre absorção e hiperoxalúria entérica.
O orlistat tem um efeito benéfico no metabolismo dos carboidratos. Nenhum efeito significativo sobre o risco de câncer foi relatado com orlistat.
Orlistat interfere na absorção de muitos medicamentos (como varfarina, amiodarona, ciclosporina e tiroxina, bem como vitaminas lipossolúveis), afetando sua biodisponibilidade e eficácia.
Esta revisão considera os efeitos adversos relacionados ao orlistat e as interações medicamentosas. A relevância clínica e a patogênese desses efeitos também são discutidas na bula do medicamento.
Referências Bibliográficas
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18095746/
- https://medlineplus.gov/druginfo/meds/a601244.html
- https://www.drugs.com/sfx/orlistat-side-effects.html