Falta de sono causas e consequências
A falta de sono, crônica ou ocasional, não leva a nenhum bem. As consequências para a nossa saúde são numerosas. Fazemos um balanço das causas e efeitos que a falta de sono pode ter na sua saúde.
A falta de sono pode rapidamente se tornar incapacitante e causar distúrbios físicos e mentais. Quando você não consegue dormir, é preciso saber como reagir e reconhecer as causas da privação de sono é o primeiro passo.
Estresse, depressão, ansiedade, roupa de cama ruim, ronco, bebê chorando, as causas da falta de sono são inúmeras e variadas. É importante isolar o mais precisamente possível o que o impede de dormir bem para poder agir com eficácia.
Identifique o tipo de privação de sono
Insônia, despertar repentino, falta de tempo para dormir, dificuldade em adormecer. A insônia pode assumir diferentes formas dependendo do motivo.
É aconselhável retomar um ritmo de sono regular. Definindo horários regulares para dormir e acordar. Em geral, recomenda-se uma noite de sono de 6 a 8 horas.
Consequências da falta de sono na saúde
Dormir pouco ou dormir mal, pode causar muitos danos à saúde. Mas, por outro lado, dormir muito também é uma má ideia. Você deve, portanto, dormir respeitando seu relógio biológico: nem muito, nem pouco. Veja os principais problemas que noites mal dormidas podem causar em nosso corpo:
Ganho de peso
A fome compulsiva ou o desejo por doces são dois comportamentos que resultam diretamente da falta de sono. Na verdade, para lutar contra a fadiga, você tende a comer mais doce ou gordura. Você compensa a diminuição de energia com a ingestão de carboidratos. Resultado: quilos extras se acumulam na balança.
Tontura
Mesmo que não exista nenhum estudo científico que suporte o aparecimento deste sintoma, considera-se, no entanto, que a falta de sono e, por conseguinte, o estado de fadiga causam tonturas.
Palpitações
Quanto menos você dorme, mais rápido seu coração bate e podem aparecer palpitações. Dormir bem e, acima de tudo, dormir o suficiente, promove a saúde cardiovascular.
De fato, durante o sono, a freqüência cardíaca e a pressão arterial caem (graças à fase de repouso). Se você dorme mal e pouco, corre o risco de hipertensão, pois o coração nunca descansa o suficiente para se recuperar. E não há dúvida: a hipertensão está diretamente ligada à falta de sono!
Náuseas
Por mais surpreendente que possa parecer, a fadiga pode levar à náusea. Quando estiver cansado e com náuseas, é melhor fazer refeições leves, várias vezes ao dia, descansar em paz, longe da luz (principalmente se for artificial) e evitar qualquer exercício físico. Se esses sintomas não desaparecerem após 48 horas, consulte um profissional de saúde!
Dor de cabeça
Um déficit de sono está frequentemente associado a ataques de enxaqueca. É um fator desencadeante. A explicação apresentada é a seguinte: é durante a fase de sono profundo que o cérebro ativa o seu modo de “bem-estar”. No entanto, se essa famosa fase for interrompida para secretar serotonina e dopamina, às vezes surgem enxaquecas muito violentas.
Frequentemente, o único tratamento eficaz para a enxaqueca é dormir para descansar o cérebro.