L-carnitina o que é, para que serve, benefícios e como usar

A L-carnitina tem sido frequentemente aclamada por seu poder de emagrecimento e seus efeitos na aptidão física. Às vezes criticada, às vezes adulada, essa substância produzida naturalmente pelo nosso corpo é hoje objeto de muitas polêmicas.

Imagem ilustrativa de L-carnitina

Embora a L-carnitina seja conhecida por seu papel na queima de gordura e perda de peso, os estudos também apóiam seu uso para a saúde, função cerebral e prevenção de doenças. Os suplementos nutricionais também podem beneficiar aqueles com níveis mais baixos, como adultos mais velhos, veganos e vegetarianos.

Para que serve

A L-carnitina é um aminoácido encontrado naturalmente em carnes vermelhas e laticínios, mas é usado principalmente como suplemento dietético. Ele desempenha um papel crucial na produção de energia, transportando ácidos graxos na mitocôndria. As mitocôndrias atuam como verdadeiros motores em nossas células, queimando gordura para criar energia utilizável.

O nosso organismo pode produzir L-carnitina a partir da L-lisina e L-Metionina (dois aminoácidos essenciais) e vitamina C.

Quais são os efeitos no corpo?

O principal papel da L-carnitina em nosso corpo, portanto, envolve a função mitocondrial e a produção de energia. Nas células, ajuda a transportar ácidos graxos para as mitocôndrias, onde podem ser queimados para obter energia. Cerca de 98% de nossas reservas de L-carnitina estão em nossos músculos, com o restante no fígado e no sangue.

A L-carnitina pode, portanto, ajudar a aumentar a função mitocondrial, que desempenha um papel fundamental nas doenças e no envelhecimento.

L-carnitina e perda de peso

Considerando seu papel no corpo, usar L-carnitina como suplemento para emagrecer faz sentido porque ajuda a mover mais ácidos graxos para dentro de nossas células, que são queimados para obter energia.

Uma análise de nove estudos (principalmente em pessoas obesas ou adultos mais velhos) descobriu que essas pessoas perderam uma média de 1,3 kg enquanto tomavam l-carnitina.

Embora possa auxiliar na perda de peso em pessoas obesas ou idosos, uma dieta e atividades esportivas devem ser implementadas primeiro para otimizar sua eficácia na queima de gordura.

Benefícios

Vários estudos relatam benefícios associados ao desempenho atlético com doses maiores ou mais longas de L-carnitina. Os benefícios da L-carnitina podem ser indiretos e levar semanas para serem percebidos. Isso difere de suplementos como cafeína ou creatina, que podem melhorar diretamente o desempenho atlético.

Os benefícios da carnitina no desempenho esportivo:

  • Pode melhorar a recuperação muscular durante o esforço físico;
  • Pode melhorar o suprimento de oxigênio para as fibras musculares;
  • Pode aumentar a circulação sanguínea e a produção óxido nítrico;
  • Ajuda a retardar o desconforto e reduzir a fadiga, o que aumenta diretamente a capacidade de resistência;
  • Pode reduzir a dor muscular após o exercício;
  • Pode aumentar a produção de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio por todo o corpo e músculos.

Quando e como usar

Frequentemente usada para queimar gordura e otimizar o desempenho dos atletas. Também é encontrado na maioria das bebidas isotônicas.

A L-Carnitina é um excelente queimador de gorduras  que atua no metabolismo dos ácidos graxos. Com efeito, permite mobilizar as gorduras no corpo e permite que as mitocôndrias as queimem e as transformem em energia. Assim, é preferencialmente consumido antes do exercício:

Consumir 1 a 2g de L-carnitina (em cápsulas ou na forma líquida) aproximadamente 45 minutos antes de uma sessão.

Seus efeitos no músculo também são consideráveis. É por isso que os praticantes de musculação recorrem a ela. Ao queimar gordura, a L-carnitina proporciona uma boa definição muscular.