O que beber antes do treino para acelerar a perda de peso
Algumas bebidas podem fazer pequenos milagres. Na verdade, de acordo com vários especialistas, bastaria beber uma bebida famosa antes de praticar atividade física para eliminar mais calorias. E esta famosa bebida não seria outra senão café!
Beber um café expresso antes de sair para correr pode facilitar a perda de peso? Esta é a conclusão de um estudo publicado em janeiro de 2021 na revista científica Journal of the International Society of Sport.
Para chegar a esta conclusão, os cientistas observaram quinze pessoas durante vários dias. Estes foram divididos em dois grupos. Uma primeira equipe teve que beber café meia hora antes de uma atividade esportiva, quando outro grupo tomou um placebo.
Os resultados mostram que a ingestão de cafeína, 30 minutos antes do exercício aumenta a oxidação lipídica, independentemente da hora do dia, disse Francisco J. Amaro-Gahete, pesquisador deste estudo.
Portanto, é um fato: consumido antes do exercício, o café pode nos ajudar a queimar calorias. Os cientistas especificam, porém, que esse fenômeno é muito mais importante quando a atividade física é praticada à tarde.
O café faz perder peso?
Parece que sim, de acordo com vários estudos científicos. Mas então, como consumi-lo para obter resultados eficazes? O café pode ser um verdadeiro aliado para nos ajudar a manter a forma o dia todo. Mas também pode ser uma boa alternativa para nos ajudar a perder algumas calorias extras. Vários estudos mostraram, de fato, que essa bebida pode facilitar a perda de peso.
Simplesmente porque a cafeína ajuda a facilitar o processo de termogênese, entenda: a produção de calor pelo corpo. Como resultado, a cafeína aumenta o gasto de energia e, portanto, elimina mais calorias (mesmo em repouso). E os efeitos da cafeína no nosso peso também seriam muito mais perceptíveis antes da atividade física.
Beba café com moderação
Mas tome cuidado com o excesso. Mesmo que a cafeína possa ser um verdadeiro aliado emagrecedor, é como tudo o resto: não deve abusar do consumo. O consumo excessivo de café pode causar ansiedade, dores de cabeça, azia e insônia.
Para não correr riscos, é indicado consumir 400mg de cafeína por dia, o que equivale a três xícaras de café. Para mulheres grávidas e lactantes, é aconselhável não beber mais do que 1 xícara de café por dia.