Este são os alimentos que devemos evitar para um fígado saudável
Nosso fígado é como nosso terceiro cérebro. Neutraliza toxinas, purifica os resíduos do corpo e preside a boa atividade do cérebro, coração ou tireóide. Para ajudá-lo em seu trabalho, aqui estão os alimentos para consumir com moderação e até mesmo evitar durante o período de desintoxicação.
Quais alimentos são ruins para o fígado? O café deve ser evitado? Devemos proibir certas carnes? Uma alimentação equilibrada e bem escolhida pode reativar o bom funcionamento do fígado, por isso fizemos um balanço para tirar essas e outras dúvidas. Confira.
Limite os alimentos ricos em gordura
Para manter um fígado saudável, alimentos ricos em gordura ou muito gordurosos devem ser evitados. Difíceis de digerir e ricos em colesterol ruim, esses alimentos impedem o bom funcionamento do fígado e podem causar problemas na vesícula biliar. Isso evitará (contar 150 gramas por semana, no máximo):
- Frituras;
- Frios;
- Lacticínios;
- Alimentos assados com queijo e/ou gorduras.
Também estaremos atentos ao consumir molhos, como molho de soja ou churrasco.
Evite alimentos com alto índice glicêmico
Para não aumentar o nível de glicose no sangue e causar o famoso pico de insulina, alimentos ricos em açúcar ou alimentos com alto índice glicêmico devem ser evitados. Além disso, o excesso de açúcar não é apenas armazenado pelo corpo, mas também engorda o fígado, o que leva à fadiga. Consumiremos com moderação:
- Batatas;
- Banana;
- Pão branco;
- Bolos confeitados;
- Sobremesas congeladas;
- Iogurtes aromatizados;
- Chocolate, rico em carboidratos simples.
Também limitaremos o consumo de bebidas açucaradas e refrigerantes.
Os efeitos nocivos do álcool no fígado
Mesmo se consumido com moderação, o álcool facilita o acúmulo de gordura nas células do fígado. Quando estas últimas são armazenadas, as referidas células sofrerão inflamação, até mesmo cicatrizes nos tecidos. O fluxo sanguíneo normal será então bloqueado e o fígado será gravemente danificado. Além disso, o consumo de álcool deve ser mínimo para evitar danos irreversíveis ao nosso fígado.
Cereais processados: inimigos do fígado
Grãos processados devem ser evitados se você quiser manter um fígado saudável. Em seu lugar, prefira grãos integrais, ricos em fibras. Estes permitem controlar os níveis de glicose ou colesterol no sangue, facilitam a digestão e são, portanto, benéficos para o fígado.
Limite o consumo de chá e café para um fígado mais saudável
A cafeína contida no café e no chá, mesmo na maioria dos refrigerantes, é metabolizada no fígado e interfere no seu bom funcionamento. Para preservar o fígado, limite a ingestão de cafeína a duas xícaras de café (ou chá) por dia.
Quanto consumir de carne para um fígado saudável?
Alimentos gordurosos estressam o fígado. Para evitar a sobrecarga inflamatória, deve-se dar preferência às chamadas carnes brancas “magras”, baixas em calorias e gorduras.
Essas carnes incluem aves (exceto pato), porco, coelho e vitela. Atenção: isso não significa que você eliminará completamente as carnes "calóricas" (leia carnes vermelhas) de sua dieta. Eles são, de fato, necessários para uma boa saúde. Só será necessário consumi-los em pequenas quantidades (contar 200 gramas por semana, no máximo).