Alimente-se de maneira saudável e mantenha o peso facilmente com a Dieta 3V

Para ter uma silhueta esculpida, é preciso aliar: atividade física a uma alimentação balanceada. Mas muitas vezes é difícil saber o que comer sem ficar entediado. Aprenda como emagrecer comendo bem, com a regra 3V.

Imagem ilustrativa de Dieta 3V

A dieta 3V surgiu de acordo com resultados de pesquisas realizadas por pesquisadores da Unidade de Nutrição Humana da Universidade de Clermont-Auvergne. 

De acordo com os resultados dessas pesquisas, para adotar uma dieta verdadeiramente equilibrada e saudável, devemos pensar nos alimentos como um todo e não apenas como ingredientes independentes disponíveis. Então, para se alimentar melhor, é preciso respeitar a regra dos 3V. 

Os alimentos devem ser principalmente: Verdadeiro, Vegetal e Variado. 

Coma alimentos não processados

Devemos, prioritariamente, procurar consumir o máximo possível "alimentos reais", ou seja, não processados ​​ou minimamente processados. E, inversamente, devemos evitar comer muitos alimentos ultraprocessados.

De fato, refeições prontas e outros alimentos cheios de aditivos, aromatizantes artificiais, corantes e intensificadores de sabor não são bons para a saúde nem para a cintura, muitas vezes são produtos muito ricos em sal, açúcares e gorduras.  Saiba mais sobre quais são os alimentos processados e porque devemos evita-los.

Coma alimentos de origem natural

O segundo V desta regra de ouro, o Vegetal. Sua dieta deve conter no máximo alimentos de origem vegetal. Podem ser plantas "puras", ou seja, frutas, vegetais, cereais e outros produtos diretamente da terra. Também podem ser alimentos levemente processados, como pão ou massa, favorecendo alimentos inteiros ou semi-completos. 

E com isso em mente, os alimentos de origem animal deveriam ser muito menos importantes em sua dieta diária. Quer se trate de carne ou produtos de origem animal, como laticínios.

Coma uma variedade de alimentos

E o último V desta dieta diz respeito à importância de se ter uma alimentação suficientemente diversificada. Você não deve excluir nenhum grupo de alimentos de sua dieta, é essencial para manter uma boa saúde. 

E também devemos ter cuidado para não comer sempre os mesmos pratos. Para se alimentar bem e ficar em forma, é fundamental também se divertir à mesa. E consumir apenas um número limitado de alimentos não é recomendado de forma alguma. 

Enfim, você provavelmente pode imaginar, mas também é muito importante quando se pensa na sua alimentação de forma global, garantir o consumo de frutas e vegetais orgânicos, e locais, e tanto quanto possível, da temporada. Ao mesmo tempo, isso permite que você limite seu consumo de carboidratos, enquanto consome produtos saudáveis ​​quando são os melhores do ponto de vista nutricional e de sabor.  Veja quais são os superalimentos para sua dieta.