Dicas de saúde para os dias mais frios do ano

Algumas dicas simples que, aliadas a uma alimentação saudável e balanceada e à prática de exercícios físicos, vão te ajudar a ganhar saúde no inverno e evitar, na medida do possível, cair nas doenças usuais desses meses.

Imagem ilustrativa de Dicas de saúde no inverno

Em um país tropical como o nosso, é muito difícil o brasileiro se acostumar com os períodos mais gelados do ano, especialmente durante as férias de julho, na metade do inverno.

Quem mais sente com esse frio fora de tom é a saúde, aumentando o risco da incidência das doenças da época, como gripes, pneumonias e outras patologias. No objetivo de evitar esses problemas, é importante conhecer as principais dicas de saúde nos dias mais frios do ano.

A relação do brasileiro com o frio

Para falar das características de clima, é preciso relembrar alguns conceitos da geografia que se aprende na sala de aula: o Brasil tem seu território localizado entre dois pontos importantes, a linha do Equador, que cruza parte do Amapá e de Roraima, e o Trópico de Capricórnio, na região Sudeste e Sul.

Por conta da linha imaginária e a linha de latitude, nosso país possui mais do que uma zona de clima em seu território, cinco no total. As que vamos destacar são a subtropical e a tropical de altitude, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

É bem comum assistirmos na TV e ouvirmos relatos sobre as temperaturas amenas no período do inverno, a estação mais fria. E é neste período em que nossa saúde deve ter todo o cuidado necessário.

Isso se deve ao aumento da incidência de doenças respiratórias provocadas elo frio e pela baixa umidade, período onde menos se chove nestas regiões.

Mas além delas, o inverno pode apresentar outras patologias, como:

  • Doenças vasculares, como angina, infarto, AVC, entre outros;
  • Aumento das crises de asma, bronquite, rinite, etc.

Em situações como estas, as pessoas que tem algum problema de saúde e precisam se aquecer para fugir do clima mais gelado necessitam tomar mais cuidados com a sua saúde.

Ações simples e necessárias colaboram para que o paciente se mantenha saudável e sofra menos neste período, evitando a ida aos hospitais e centros de saúde. Veja as principais dicas de saúde nos dias mais frios do ano.

As principais dicas de saúde nos dias mais frios do ano

Não há nada que não possa ser feito pelos pacientes com o objetivo de evitar as doenças de inverno. São ações rotineiras e fundamentais, visto que é um período com baixa umidade do ar e temperaturas mais amenas.

Evite mudanças repentinas de temperatura

O frio das ruas e o aquecimento dos lugares por onde entramos e saímos fazem-nos passar subitamente do frio ao quente . Para evitar uma mudança drástica, é importante que tentemos nos adaptar e regular a temperatura do corpo de acordo com a posição em que estamos. Em outras palavras, mantenha-se aquecido quando estivermos em ambientes frios e não aqueça quando estivermos em locais mais quentes.

Beba líquidos

O recomendado é beber mais de 2 litros de água por dia, ou beber a quantidade necessária que o corpo da pessoa pede. Hidratado, o indivíduo diminui o risco de irritação da mucosa do nariz.

Alimentação saudável

Neste período mais gelado, mantenha uma alimentação baseada em frutas, proteínas e alimentos quentes, reduzindo a quantidade de produtos gelados. Como o corpo precisa ficar aquecido nas temperaturas baixas, o metabolismo trabalha com mais altivez.

 

 

Vitaminas e minerais para fortalecer as defesas

Alimentos ricos em vitaminas C e B São essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico. Se a isso somarmos o suprimento de minerais como o ferro, o que vamos conseguir é preparar as defesas contra os vírus e bactérias mais comuns nesta época do ano.

Entre os alimentos mais recomendados estão brócolis, tomate, ovos, carnes, peixes, frutas secas e sementes.

Exercícios físicos

Mesmo que o frio lhe faça desestimular de praticar atividade física, busque manter a rotina de exercícios para manter a força muscular e auxiliar o sistema respiratório.

São dicas simples, podem ser batidas, mas a cada ano é necessário reforçá-las para que a população que vive nas regiões mais frias possa passar por esse período com mais tranquilidade. 

Seguindo as principais dicas de saúde nos dias mais frios do ano, o risco de ir para o hospital e pegar outras doenças infecciosas diminui consideravelmente e melhora a qualidade de vida do indivíduo.