Wiki da Saúde

Açaí veja os benefícios da fruta roxinha

Fonte de energia e de saciedade, a fruta pode ser consumida de diversas maneiras, visto sua versatilidade. Seja como sorvete, polpa ou até mesmo como acompanhamento de peixes, o açaí é altamente nutritivo e delicioso.

benefícios do açaí, nutrientes do açaí, fruta do pará, açaí com peixe

Vitaminas, nutrientes, sais minerais… O açaí é uma fruta poderosíssima e que se consumida da maneira correta te proporciona uma chuva de benefícios

Repleta de benefícios e nutrientes, o açaí quando consumido na quantia certa pode ser uma excelente opção para quem quer comer saudável. Típica da região norte, essa frutinha roxa, vem conquistando os paladares não só dos brasileiros, mas também de diversas partes do planeta. Conheça mais sobre o açaí e seus benefícios.

A queridinha dos atletas

Rico em antioxidantes e uma excelente fonte de energia, o açaí é ótimo para quem busca praticar exercícios físicos. A fruta pode ser consumida como pré ou pós-treino, tudo depende do objetivo buscado pelo atleta. 

Para quem quer perder peso, o indicado é que consuma a fruta antes da prática do exercício físico. Por ser fonte energética, o consumo prévio irá aumentar o desempenho das atividades. Além de dar o ‘gás necessário para que o atleta consiga fazer bem uma grande sequência de exercícios físicos. Esse é inclusive um dos seus principais benefícios. 

Já para quem deseja ganhar massa muscular, o ideal é o consumo pós-treino. O creme de açaí é hipercalórico, seu consumo contribui para a recuperação dos nutrientes e proteínas que são perdidos durante o treino, inclusive atua na reposição da glicose. Outro ponto positivo é que o consumo da fruta evita que a massa magra se perca. Alguns nutricionistas inclusive recomendam que a fruta seja consumida com whey protein. 

O açaí também atua na regeneração muscular, visto que tem propriedades antioxidantes que auxiliam na redução do estresse muscular causado pelo impacto do treino. 

Mais pontos positivos

Como já explicamos, o açaí é ótimo para atletas, entretanto ele também entrega muitos benefícios para quem não é apto a prática de exercícios, mas quer manter uma alimentação saudável. O alimento é rico em carboidratos complexos, ômega 6 e 9, vitaminas B2, C e E, fibras, ferro e antocianina. 

Cada um desses itens que fazem parte da composição da fruta, age em algum ponto do nosso organismo. Veja

A diminuição do colesterol

Por ser rico em vitamina E e ter um grande índice de antocianina, o consumo do açaí atua positivamente na circulação sanguínea e auxilia no combate ao colesterol. A antocianina, por exemplo, evita que a gordura fique no sangue e forme placas nos vasos sanguíneos. A gordura maléfica é eliminada na digestão do fruto. 

O rejuvenescimento da pele

Por ser antioxidante, o consumo da fruta evita a oxidação das células e isso contribui para o rejuvenescimento da pele, combatendo o envelhecimento. Além disso, os ácidos graxos insaturados, evitam que o consumidor tenha problemas de pele como acne, inflamações e dermatite. 

O combate a anemia

Um dos principais nutrientes que evitam a anemia, é o consumo do ferro. Ainda que o açaí tenha pouco ferro em sua composição, quando comparado com outros alimentos, como o feijão, a fruta ainda pode ser uma ótima opção saudável para a ingestão de sais minerais. Além disso, a presença do cálcio, ainda diminui os efeitos adversos do ciclo menstrual na mulher, como fadiga, câimbras e inchaços. 

A prevenção ao câncer e ao alzheimer

O açaí possui diversas substâncias chamadas de polifenóis, essas são responsáveis por reduzir os fatores referentes ao surgimento do câncer, além disso podem ‘matar células cancerígenas.

Referente ao alzheimer, as antocianinas presentes na fruta ajudam a diminuir a exposição das células nervosas e evitam inflamações, o que leva ao processo de Alzheimer.

Controle do intestino

Por ser um alimento rico em fibras, ele pode auxiliar no controle intestinal. Pessoas com prisão de ventre ou que estão com diarreia podem comer tranquilamente o alimento, ele auxiliará na recuperação da disfunção intestinal.

Mas o açaí engorda?

Esse é um ponto que precisa bastante atenção, visto que o creme da fruta é hipercalórico, isso é, possui muitas calorias. Estima-se que uma tigela com 500 gramas de açaí e algumas bananas picadas, chegue a 700 calorias. Entretanto, engana-se quem pensa que a fruta possui muitas calorias.

Na verdade, o que leva a esse aumento de caloria é o xarope de guaraná, acrescentado para dar um leve sabor ao creme de açaí, muitas vezes ingerido como sorvete ou sucos. Além disso, é muito comum acrescentar leite condensado, granolas, confeitos, caldas, dentre outros, que também contribuem para que o açaí se torne uma bomba de calorias. 

No Pará, por exemplo, o açaí é um dos alimentos mais consumidos pela população, entretanto de uma maneira diferente. Os paraenses costumam comer a fruta como acompanhamento de peixes ou até mesmo com farinha de mandioca. 

Estima-se que o ideal é consumir cerca de 200g de açaí uma vez ao dia, para ter acesso a todos os benefícios já citados acima e não correr o risco de engordar. Além disso, opte por uma polpa sem xarope de guaraná e para adoçar acrescente bananas ou mel. 

Maneiras de Consumo

O açaí é uma fruta versátil. É possível encontrá-la de maneira natural e como é consumida tradicionalmente no norte do país, em formato de polpa ou até mesmo de sorvete. Com a polpa é possível fazer sucos e vitaminas, já com o sorvete uma excelente opção é servir em bowls com granolas e frutas. 

Além disso, é também possível encontrar alimentos feitos a base de açaí, como por exemplo, pães, bolos, tortas, brigadeiro e até mesmo balas e doces industrializados que se aproveitam da essência para dar aquele toque açaizeiro. 

Para quem prefere a maneira tradicional, uma sugestão é comer misturado com farinha de mandioca ou até mesmo acompanhando algum peixe, como salmão, namorado e linguado. 

E aí, gostou dos benefícios que o açaí te proporciona e também das inúmeras maneiras que ele pode ser consumido? Vale a pena experimentar e ir adaptando ao seu gosto, a única certeza é que ele será uma ótima fonte de energia saudável para o seu corpo.

FONTES

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2015/02/acai-engorda-nutricionista-explica-verdades-e-mitos-sobre-o-consumo.html

https://www.metropoles.com/gastronomia/comer/confira-quatro-receitas-diferentes-para-consumir-o-acai

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/beneficios-do-acai-saiba-por-que-e-importante-passar-a-consumir-essa-fruta_a8619/1