Wiki da Saúde

Como os superalimentos podem ajudar na perda de peso

Quando nos referimos a superalimentos, na verdade estamos falando de frutas, vegetais, algas ou sementes que têm contribuições benéficas muito maiores do que outros alimentos. Sem mais delongas, aqui está a lista dos 10 superalimentos que fazem você perder peso.

superalimentos para emagrecer, alga verde superalimento, melhor superalimento para perder peso, qual melhor superalimento, quinoa superalimento, superalimento nutrientes, superalimento o que é, superalimento spirulina, cafena superalimento

Perder peso de forma eficaz e sustentável requer um melhor conhecimento sobre nutrição e saúde. Na verdade, as gorduras supérfluas são frequentemente consequência de uma avaliação errada da ingestão alimentar. 

Porém, tanto a quantidade quanto a qualidade dos alimentos consumidos diariamente têm influência direta na aparência da silhueta. Sem falar em doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade mórbida, que são consequências de uma dieta desequilibrada.

Nos últimos anos o termo Superalimento tem ganhado popularidade no mundo todo, principalmente quando o assunto é saúde. Muitos já pousaram em nossos pratos, mas o que são realmente esses super alimentos? 

Mas o que é afinal um superalimento?

Superalimentos
O que são os superalimentos?

São, antes de mais nada, produtos naturais (frutas e vegetais, frutas vermelhas, sementes, algas), com o mínimo de processamento industrial possível. São alimentos que contêm grande valor nutritivo, antioxidantes, magnésio, vitaminas e minerais, enfim, uma panacéia!

Além de ser muito benéfico para a saúde, novos estudos recentes demonstraram sua capacidade de queimar as calorias ingeridas.

A lista de superalimentos para perder peso rapidamente

Lista dos 10 melhores superalimentos
Lista dos 10 melhores superalimentos

Aqui está a lista de superalimentos que permitirão que você perder peso com muito mais facilidade e descobrir como consumi-los e adequá-los aos seus hábitos alimentares.

1. Toranja

A toranja é rica em flavonóides e combate os danos causados ​​pelo estresse oxidativo. Contendo vitaminas C, A e B5 além de  fibras, o consumo desta fruta cítrica ajuda a promover a sensação de saciedade no corpo. Saiba mais sobre a fruta toranja.

2. Vinagre de maçã

Feito a partir da fermentação dos açúcares contidos nas maçãs que se transformam em ácido acético, o vinagre de maçã é um superalimento emagrecedor. Este alimento previne eficazmente o diabetes, regulando os níveis de açúcar no sangue. Além disso, combate a obesidade reduzindo o peso corporal e limitando o acúmulo de tecido adiposo. Veja como aproveitar as propriedades do vinagre de maçã.

3. Cafeína

Os viciados em cafe ficarão felizes! A cafeína estimula a termogênese naturalmente, que é a produção de calor no corpo humano por um aumento no metabolismo celular. Assim, a termogênese gera gasto de energia que permite queimar gordura. Para usar como um inibidor de apetite, beba uma xícara de café no final da manhã, sempre sem açúcar. Saiba porque a cafeína auxilia na perda de peso e apetite.

4. Quinoa

Este superalimento é rico em proteínas e pobre em carboidratos. A proteína que contém é designada por "proteína completa". Esta proteína contém 8 aminoácidos de que necessitamos para o bom funcionamento do nosso corpo. E como a quinoa tem um baixo índice glicêmico, ela pode ajudar a prevenir picos de açúcar no sangue (e, portanto, ganho de peso).  Aprenda tudo sobre as sementes de quinoa e suas propriedades.

5. Maçã

Conhecida por suas propriedades de emagrecimento, a maçã contém principalmente água, além de minerais como cobre, potássio, zinco e manganês. Além disso, contém vitaminas C, B, E e A. Rico em flavonóides, oferece muitos benefícios ao organismo. Saiba como consumir a fruta maçã em dietas.

6. Ovos

Os ovos contêm selênio, fósforo, zinco e potássio, bem como vitaminas A, D, E e B. Um verdadeiro concentrado de nutrientes, os ovos são proteínas que ajudam a manter uma figura harmoniosa. Veja como aproveitar as propriedades do ovo em dietas para perder peso.

7. Abacate

Fonte de gordura, o abacate contém uma grande variedade de antioxidantes que são bons para o corpo. Contendo magnésio, fósforo, cobre e zinco, mas também vitamina K, o abacate é um superalimento saudável por excelência. Além disso, ao contrário da crença popular,  consumir  abacate ajuda na perda de peso. Na verdade, é rico em fibras dietéticas e ajuda a aumentar a saciedade no corpo, reduzindo as calorias absorvidas. Leia mais sobre como consumir o abacate em sua dieta.

8. Chocolate amargo

Amantes do chocolate, não precisas de se privar dele! No entanto, somente o chocolate preto, contendo pelo menos 85% de cacau. Na verdade, o chocolate amargo contém antioxidantes, magnésio, ferro e também fibras dietéticas. De acordo com um  experimento científico  realizado com pessoas com sobrepeso, o consumo regular de chocolate amargo reduziu a circunferência da cintura e evitou doenças relacionadas à obesidade. Saiba porque o chocolate pode ser consumido em dietas para perda de peso.

9. Nozes

A noz é uma fruta oleaginosa, que contém alta concentração de lipídios, mas bons lipídios. Comer nozes na hora do lanche é uma opção saudável e deliciosa. É um verdadeiro inibidor do apetite quando quer lanchar entre cada refeição. Além de promover a perda de peso, também reduz o risco de doenças cardíacas. Aprenda sobre as propriedades das nozes na alimentação.

10. Spirulina

A spirulina (ou espirulina, em português) é uma alga verde 100% natural. É rico em proteínas, ferro, vitaminas A, E, D, B1, B2, B3, B4, B5, B6, B7, B8, minerais, oligoelementos (cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, sódio, manganês, cromo, cobre, potássio e selênio). A spirulina contém fenilalanina, um aminoácido que atua como um inibidor do apetite.

Como um inibidor de apetite: É interessante consumi-la 15 a 30 minutos antes das refeições para reduzir a vontade de comer. A spirulina também traz um impulso de energia! É interessante tomar uma dose antes de cada treino para estar em sua melhor forma. Saiba porque a Spirulina e o mais potente moderador da fome natural.