Dieta do ovo um método para emagrecer rapidamente
De todas as dietas que existem, aqui está a ideal para quem adora ovos. Na verdade, a dieta de ovo cozido, também chamada de dieta Mayo (mas que na verdade não tem nada a ver com maionese), vem direto dos Estados Unidos e é popular desde os anos 1980.
No entanto, cuidado, se ela promete maravilhas, esta dieta de baixa caloria também pode levar a algumas consequências indesejáveis.
Como é uma dieta feita com ovos?
Tem uma duração muito curta, pois é recomendado para emagrecimento rápido e significativo. Assim, durante 14 dias, oferece apenas 800 a 1000 kcal por dia (sabendo que a dose diária recomendada para uma mulher é de cerca de 1800 a 2000 kcal por dia), sendo o objetivo uma perda de peso de 7 a 10 kg em duas semanas.
Como você sem dúvida entendeu, essa dieta consiste principalmente de ovos cozidos. São necessários no mínimo 6 por semana, mas não há restrição de quantidade, você pode consumir à vontade.
O que pode, e que não pode no cardápio
Como já diz o nome, os ovos são a estrela desta dieta, eles podem ser associados a muitos vegetais cozidos no vapor, especialmente vegetais verdes, e vegetais crus, bem como carne, especialmente frango e peru, e peixes.
Frutas não são proibidas. Você também deve beber muita água e bebidas sem calorias (chá, café, por exemplo). Por fim, o consumo de frutas cítricas para eliminar toxinas é encorajado: grapefruit, ou toranja, como conhecemos por aqui, é fortemente recomendado nesta dieta.
Por outro lado, vegetais secos, amidos, gorduras, laticínios, álcool, manteiga, alimentos ricos em açúcar (doces, sucos de frutas, refrigerantes) e carboidratos (batatas, pão, macarrão, arroz, etc.) são proibidos.
Um menu típico de 1 semana
Com um cardápio que promete perder peso rapidamente, muito fácil de seguir e os menus são simples e acessíveis. Essa dieta ajuda a manter uma boa ingestão de proteínas e fibras e o tempo gasto na cozinha para preparar as refeições é bastante reduzido.
Segunda-feira
- Café da manhã: 2 ovos cozidos, 1 xícara de chá (ou café) sem açúcar, 1 abacate enrolado com fatias de queijo, ½ toranja;
- Almoço: 200g de peito de frango e 300g de brócolis, caldo de vegetais ou de carne à vontade;
- Jantar: 2 tomates, 2 ovos cozidos, 1 iogurte, meia alface temperada com um pouco de azeite, caldo de vegetais ou de carne à vontade.
Terça-feira
- Café da manhã: 1 fruta fresca (toranja, maçã ou pêra), 2 ovos e uma xícara de café preto ou chá verde (sem açúcar);
- Almoço: 1 prato de salada de atum (1 lata pequena de atum sem óleo, com alface e abacate e 2 ovos cozidos picados);
- Jantar: 150g de cogumelos, 125g de bife tártaro, omelete com 2 ovos e 1 laranja para a sobremesa.
Quarta-feira
- Café da manhã: 2 ovos cozidos, 1 xícara de chá (ou café) sem açúcar, 1 abacate enrolado com fatias de queijo, ½ toranja;
- Almoço: 1 porção de peixe grelhado, 1 porção de salada de abobrinha com 2 a 3 ovos cozidos picados, 1 xícara de café ou chá sem açúcar;
- Jantar: Peixe (à sua escolha), salada grega e caldo de vegetais ou de carne à vontade.
Quinta-feira
- Café da manhã: 2 ovos fritos, 2 fatias de presunto e 1 xícara de café ou chá sem açúcar;
- Almoço: 1 porção de salada à base de vegetais cozidos a vapor, 1 peito de frango assado e omelete com 2 ovos, tomate e orégano;
- Jantar: Canja de frango com tomate e aipo e 2 ovos à vontade.
Sexta-feira
- Café da manhã: 2 ovos cozidos, 1 xícara de chá (ou café) sem açúcar, 1 fatia de queijo e 1 fatia de presunto, ½ toranja;
- Almoço: Salada de requeijão light (1 tomate, 1 pepino, 2 ovos cozidos);
- Jantar: 125g de bife e salada mista (incluindo 2 tomates) e caldo de carne à vontade.
Sábado
- Café da manhã: 1 fruta fresca (toranja, maçã ou pêra), 2 ovos e uma xícara de café preto ou chá verde;
- Almoço: 2 ovos e 100 g de abobrinha frita com carne moída;
- Jantar: 2 costeletas de cordeiro e vegetais cozidos a vapor, omelete com 2 ovos e tomate.
Domingo
- Café da manhã: 2 ovos cozidos, 1 xícara de chá (ou café) sem açúcar, 1 abacate enrolado com fatias de queijo, ½ toranja;
- Almoço: 200g de peixe gordo (à sua escolha), 1 tomate, 1 fatia de torrada com guacamole de abacate e 2 ovos cozidos;
- Jantar: 2 ovos cozidos ou fritos e meia alface temperada com um fio de azeite.
Os ovos são a base desta dieta
Geralmente recomenda-se ovos cozidos, mas do ponto de vista nutricional os ovos fritos ou meio cozidos são mais interessantes. Na verdade, os ácidos graxos da gema do ovo são danificados durante o cozimento, reduzindo seus benefícios. Saiba porque é bom consumir ovos em dietas.
O ovo ideal é uma clara cozida e uma gema líquida. E antes de tudo um ovo do setor orgânico, é bem melhor, mais rico em ômega 3.
Por que dá preferência aos ovos cozidos? Simplesmente porque os ovos cozidos são muito baixos em calorias, ricos em proteínas e mantem mais a saciedade.
Veja porque o ovo é um alimento com muita proteína.
E quais são as desvantagens desta dieta?
O principal problema é que não existem muitas variedades nos menus. À medida que eliminamos laticínios, carboidratos complexos, gordura ... isso pode levar a deficiências de vitaminas e minerais e promove fadiga! Saiba tudo sobre os carboidratos do ovo.
E acima de tudo, apesar do efeito saciante dos ovos, por ser o ingrediente presente em todas as refeições, pode-se ficar entediado com os pratos, e esse estresse, que acaba provocando uma sensação de fome. Esta dieta é considerada perigosa e drástica por alguns médicos e não deve durar de forma alguma por muito tempo.
Vale lembrar
Do ponto de vista dietético, é sempre aconselhável reequilibrar sua dieta ao invés de seguir uma dieta “original” e drástica. Na verdade, essa dieta nunca pode ser sua dieta habitual. Quando você retornar a sua alimentação normal, as calorias voltam, e as vezes até em dobro. Melhor reequilibrar seus hábitos alimentares com pequenas mudanças que durarão ao longo do tempo.
Esta dieta é restritiva e é altamente recomendável não ir além dessas duas semanas de dieta.