O que você precisa saber antes de embarcar na dieta do ovo cozido
O ovo é muitas vezes a estrela em muitas dietas, é um alimentos perfeito, especialmente quando você observa seus nutrientes. Rico em proteínas e tem poucas calorias, cerca de 90kcal. Mas antes de iniciar a dieta do ovo cozido, que é uma dieta bastante rigorosa, veja o que você deve saber.
Quando pensamos em emagrecer rápido, a primeira coisa que nos vem a cabeça são as dietas hipocalóricas, entre elas, encontramos um método direto dos Estados Unidos, onde se fala dele há mais de 40 anos: a dieta do ovo cozido, também chamada de dieta Mayo.
Um reequilíbrio alimentar que, como o próprio nome sugere, é centrado em torno do ovo. Um alimento rico em proteínas, saciante e, acima de tudo, muito baixo em calorias. Todas as qualidades combinadas para torná-lo um excelente aliado de emagrecimento.
Dieta do ovo cozido: em que consiste?
A dieta do ovo cozido é muito restritiva, o que certamente não agradará a todos, e o mais importante, mesmo possuindo um cardápio simples, requer um apoio à medida para não comprometer a sua saúde.
É composto principalmente de ovos cozidos, você precisará comer pelo menos 6 por semana. É claro que você pode associá-los a vegetais cozidos no vapor, carnes magras, como frango, peru ou peixes brancos, cozidos sem gordura.
Outra das regras deste programa alimentar consiste em hidratar-se constantemente bebendo bastante água, mas também em consumir frutas cítricas em quantidade para favorecer a eliminação de toxinas. São proibidos: açúcar, álcool, amidos, laticínios e gorduras em geral.
O dia típico da dieta tradicional do ovo cozido
Nesta versão da dieta do ovo cozido, você precisará comer outra fonte de proteína junto com os ovos. Como frango ou peixe. Consuma vegetais com baixo teor de carboidratos e frutas cítricas, como toranja e laranja, geralmente incluídos no café da manhã e no jantar. Aqui está um exemplo:
- Para o café da manhã: 2 ovos cozidos, com uma toranja. Chá ou café (claro, sem açúcar).
- No almoço: Você pode comer um peito de frango, com brócolis cozido no vapor.
- Para o jantar: Uma pequena porção de peixe, entre 350 e 400g, com uma salada verde.
Dieta do ovo cozido: quais são os riscos?
Basta dizer que é muita privação! É por isso que esta dieta deve ser adotada apenas por curtos períodos, para não sofrer deficiências ou enfraquecer seu sistema imunológico posteriormente. É mais do que necessário não exceder mais de duas semanas de prática.
Em termos de resultados: a dieta do ovo cozido pode fazer você perder até 1000 kcal por dia. Portanto, é possível ver uma clara diferença na balança, desde a primeira semana.
Observe que este método obviamente não é recomendado para pessoas deficientes ou que sofrem de algum problema de saúde, mas também para mulheres grávidas e lactantes. É altamente recomendável consultar um médico ou nutricionista antes de começar.