
Quando decidimos iniciar um reequilíbrio alimentar, pode parecer complicado sentir-se cheio durante os primeiros dias. Porque mesmo que nossa ingestão de calorias permaneça na média, rapidamente voltamos aos nossos velhos hábitos.
No entanto, existem muitos alimentos que podem nos ajudar a sentir uma certa saciedade e, assim, evitar lanches: melhor ainda, alguns superalimentos até prometem um efeito de queima de gordura, é o caso da aveia.
Queimador de gordura e inibidor de apetite

Rico em fibras solúveis e insolúveis, o farelo de aveia é o nosso melhor aliado na hora de perder peso! Este pequeno pó, disponível nos supermercados, é extremamente fácil de consumir na alimentação diária:
- Polvilhado em cima de uma salada;
- Em iogurte ou mesmo em pratos de forno;
- Também é possível fazer bolos e panquecas, onde a farinha branca será substituída pelo farelo.
Uma vez no estômago, seu volume começa a aumentar, o que nos dá a impressão de ter comido mais.
O farelo de aveia também tem um efeito de "comedor de gordura". Além de facilitar o trânsito, também tem um efeito queimador de gorduras graças ao seu alto teor de fibras, o que reduz consideravelmente a ingestão de açúcar, gordura e calorias na refeição. Então, você está pronto para experimentar?
Leia também: todos os benefícios do farelo de aveia no emagrecimento.
Como integrar o farelo de aveia em sua dieta

Derivado diretamente do grão de aveia, o farelo deve ser usado com moderação. Para aproveitar os benefícios sem correr o risco de dores de estômago, é aconselhável consumir de 1 a 2 colheres de sopa por dia.
Para acostumar seu corpo suavemente, é melhor começar com uma colher de chá por dia e aumentar a dose lentamente ao longo das semanas. Lembre-se que você pode consumir duas colheres de sopa por dia, no máximo.
Conheca tambem: como fazer a dieta da aveia para perder peso.
Com ou sem glúten
Frequentemente, o farelo de aveia não é recomendado em casos comprovados de intolerância ao glúten. No entanto, seu conteúdo de glúten é muito baixo para ser tóxico. Por que seu consumo é, portanto, proibido?
O problema estaria na produção de aveia: é muito difícil ter certeza de que ela não esteve em contato com outros cereais contendo glúten durante a colheita, armazenamento e transporte. Por segurança, as pessoas com doença celíaca devem optar por um produto certificado como "Sem glúten". Saiba mais sobre: a aveia é um alimento glúten free.
E quanto aos efeitos colaterais?

O farelo de aveia tem muitas virtudes, mas isso não significa que você tenha que torná-lo o ingrediente principal de todas as refeições. Na nutrição, como em muitas áreas, o melhor pode ser inimigo do bom e consumir muito farelo de aveia com muita frequência traz riscos para o corpo e para a figura.
Se sua capacidade de absorver parcialmente gorduras e açúcares é interessante para a dieta, o farelo de aveia não deixa de ser um alimento calórico. Uma porção de 100g corresponde a uma ingestão de 350 calorias, ou o equivalente a dois croissants de manteiga.
Portanto, é melhor não abusar, caso contrário, todos os seus esforços de emagrecimento serão reduzidos a nada.
Ao reduzir a absorção de gorduras e carboidratos, o farelo de aveia também tende a absorver certos nutrientes que são benéficos ao corpo, como vitaminas e minerais. Existe, portanto, um pequeno risco de deficiência se consumirmos muito.