Aveia é segura para dieta livre de glúten?
A aveia é isenta de glúten, mas quando são processadas ou moídas, podem ser contaminadas com glúten. Portanto, a maioria das aveias NÃO são consideradas isentas de glúten, a menos que seja especificada a embalagem.
No entanto, a ingestão de aveia sem glúten ainda é controversa para aqueles com doença celíaca (DC), porque a proteína avenina na aveia pode agir de forma semelhante ao glúten.
Estudos de longo prazo são necessários para a segurança com aveia e CD.
Um estudo de 2017 analisou os resultados do tratamento a longo prazo em pessoas com DC que consumiram e não consumiram aveia.
Pesquisadores reuniram dados de 869 pessoas com DC e concluíram que o consumo de aveia a longo prazo pode ser considerado seguro para DC e pode até melhorar a qualidade de vida.
O grau de sensibilidade do CD pode variar individualmente. Algumas pessoas com CD podem não tolerar a aveia. Portanto, você deve consultar sua equipe de saúde se você tem CD e está se perguntando sobre a adição de aveia à sua dieta.
Mais pesquisas são necessárias, mas alguns estudos sugerem que a ingestão de aveia em longo prazo em pessoas com DC pode ser segura e até melhorar a qualidade da dieta.
Outro spin off aveia tradicional é aveia salgados. Se você não quer algo doce de manhã ou quer ter aveia para o almoço e jantar, esta poderia ser uma ótima opção para você.
Você pode fazer farinha de aveia saborosa uma refeição completa, adicionando: legumes salteados, ovos, bacon de peru, abacate, queijo derretido, tomate, pesto, etc.
Ao adicionar essas coberturas, você está obtendo um equilíbrio de grãos integrais, fibras, gorduras saudáveis e proteínas para uma refeição completa.
Você pode obter aveia em sua dieta mais maneiras do que apenas comer aveia tradicional. Você pode usá-los no cozimento ou mude sua farinha de aveia com aveia durante a noite ou farinha de aveia salgados.