Leite de aveia para que serve
Entre os leites vegetais, o leite de aveia é cada vez mais consumido. Seu consumo é muito variado e seus benefícios são inúmeros. O leite de aveia pode ser uma alternativa saudável ao leite convencional. Mas também existem alguns pontos negativos deste produto que devem ser levados em consideração.
Com o aumento do número de pessoas com intolerância à lactose, esse leite de base vegetal se consolidou como uma das alternativas mais saborosas ao leite de vaca. Mas vale realmente a pena o desvio? Quais são as vantagens e desvantagens?
Benefícios
O leite de aveia é um leite vegetal feito com aveia, uma grande quantidade de água e um pouco de óleo vegetal. Está em alta há algum tempo porque apresenta as seguintes características:
- É mais bem tolerado que o leite de vaca e não contém lactose nem colesterol;
- Seu sabor é doce e agradável;
- É pobre em ácidos graxos saturados e proteínas vegetais (observe, no entanto, que as proteínas vegetais são menos assimiladas pelo corpo do que as proteínas animais);
- É rico em minerais, carboidratos e fibras solúveis, nomeadamente beta-glucano;
- Possui teor de gordura semelhante ao do leite de vaca.
Um alimento rico em fibras
A aveia é rica em fibras. Beber leite de aveia irá mantê-lo satisfeito por mais tempo. As fibras desempenham um papel importante no controle de peso na dieta porque criam uma sensação de plenitude no estômago, o que nos obriga a comer menos entre as refeições. Isso é chamado de efeito inibidor do apetite. As dietas ricas em fibras também reduzem o risco de câncer colorretal.
Sabor e textura
Quando se trata de sabor e textura, o leite de aveia tem um sabor naturalmente doce, como o leite de amêndoa, e é tão refinado quanto o leite desnatado. Como outros leites de nozes, geralmente está disponível em vários sabores diferentes, como chocolate e café, embora também seja possível escolher variedades sem açúcar e sem sabor.
Glúten
É bom saber: o leite de aveia é bastante conhecido pelo seu ativo redutor de apetite, muito apreciado por atletas, por quem tem muito apetite ou quem tem tendência para petiscar.
Pode, portanto, ajudar a emagrecer como parte de uma alimentação variada e equilibrada, desde que se pratique uma atividade esportiva, mesmo moderada, pelo menos três a quatro vezes por semana.
Em seu estado natural, a aveia é um cereal totalmente desprovido de glúten. No entanto, produtos de aveia podem contê-lo por meio de contaminação quase sistemática porque as cadeias de produção de alimentos também processam trigo e cevada, dois grãos que contêm glúten.
Pessoas intolerantes (doença celíaca) ou alérgicas a essa proteína devem, portanto, ficar atentas ao comprar leite de aveia.
Para garantir que o leite de aveia seja totalmente sem glúten, é preferível procurar no rótulo, a presença o selo Não contém glúten.