Fibras alimentares função na dieta

Fibras alimentares função na dieta são de grande importância pois elas ajudam a regular o intestino, proporcionam sensação de saciedade, impedem a absorção da gordura ingerida através da alimentação, diminuem os níveis de colesterol ruim e ajudam na eliminação de toxinas.

Imagem ilustrativa de fibras alimentares

Benefícios

Fibras alimentares benefícios que nos oferece são vários, além de promover o melhor funcionamento do intestino elas tem a capacidade de limpar o organismo de toxinas devido suas propriedades laxantes e depurativas, assim facilitando o emagrecimento.

O que são

Fibras alimentares o que são muitas pessoas ainda não sabem e frequentemente as associa aos cereais, mas a fibra é apenas um dos nutrientes que compõem esse alimento e também está presente em outras fontes, como frutas e legumes. Elas são classificadas em dois grupos que agem de maneira diferente no organismo mas são igualmente necessários nas dietas.

Solúveis

Fibras alimentares solúveis são responsáveis em gerar maior saciedade, auxiliam no controle glicêmico e na redução dos níveis de colesterol, quando em contato com a água, transformam-se em uma espécie de gel natural que ajuda a inibir a absorção da gordura pelo organismo.

São mais indicadas para quem quer emagrecer porque elas desaceleram o metabolismo dos carboidratos, causando uma sensação duradoura de saciedade, essa ação também ajuda a reduzir o LDL (conhecido como mau colesterol) no sangue.

Insolúveis

Fibras alimentares insolúveis estimulam o bom funcionamento do intestino e previnem a constipação. Sua ação fundamental é a aceleração do trânsito intestinal devido sua capacidade de reter água, aumentam em volume distendendo a parede do cólon e facilitando a eliminação do bolo fecal.

Cuidados

As fibras alimentares na dieta fazem bem a digestão mas exige cuidados, é preciso beber muita água para que elas consigam agir no seu organismo, do contrário, poderá causar intestino preso.