Dieta das Fibras como fazer
Dieta das fibras emagrece sendo fácil de seguir, não tem restrições alimentares e ainda deixa a pele mais bonita. A dieta inclui no cardápio alimentos que são fontes de fibras e deixa de fora os refinados, que aumentam o índice glicêmico fazendo com que a fome apareça mais rápido.
Cardápio
Dieta das fibras cardápio é elaborado de acordo com o estilo de vida e metabólico de cada pessoa, mas somente um nutricionista poderá indicar a quantia necessária de alimentos fibrosos que uma pessoa precisa ingerir na dieta. Pois embora o nutriente seja vital para um bom funcionamento do organismo, seu consumo exagerado pode provocar a inibição da absorção de certos nutrientes e alteração do funcionamento intestinal.
Fibras Solúveis
Dieta das fibras solúveis é recomendada principalmente no combate a obesidade, já que induzem a uma menor ingestão de alimentos e calorias. Além disso ela contribui para a diminuição da glicose sanguínea e do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. Tanto as fibras solúveis como as insolúveis não podem ficar de fora da dieta. Elas agem de formas diferentes no organismo, promovendo a perda de peso e uma série de benefícios.
- Benefícios das fibras solúveis Ela tem a capacidade de reter água formando uma espécie de gel, que impede a absorção de gorduras e glicose pelo organismo.
- Benefícios das fibras insolúveis Ela é a responsável pelo aumento do volume e fluidez das fezes e estímulo do trânsito intestinal. Facilitam a multiplicação das bactérias não agressivas na flora bacteriana ajudando a proteger a parede do cólon.
Fibras Naturais
Dieta das fibras naturais funciona pois a combinação de fibras solúveis e insolúveis é a chave para perda de peso saudável e definitiva.
Benefícios
- As fibras aumentam a sensação de saciedade e retardam o aparecimento da fome, pois o seu consumo aumenta o volume do conteúdo gástrico e atrasam o seu esvaziamento.
- Estimulam o esvaziamento biliar.
- Alteram o tempo de absorção da glicose e ajudam a reduzir o total da glicose absorvida no intestino. Assim, prevenindo o diabetes.
- Reduz os níveis de colesterol no sangue, pois as fibras reduzem a quantidade de colesterol absorvida pelo intestino.
- Aceleram o trabalho intestinal.
- Reduzem o tempo de exposição da parede do cólon a agentes potencialmente prejudiciais (cancerígenos, tóxicos, etc...), porque aceleram a velocidade do trânsito intestinal.
- Reforçam a atividade das bactérias protetoras existentes na flora bacteriana.
- Reduzem o inchaço abdominal.
Como Consumir
Como consumir fibras na dieta suficientemente para atingir a quantidade recomendada diária (25g por dia) não é tão difícil como parece, o segredo está em trocar os alimentos refinados (pão branco, arroz, etc...) por alimentos integrais e aumentar a quantidade de frutas e legumes no cardápio. Confira algumas dicas para consumir a quantidade de fibras diária.
- Substitua o pão branco pelo pão integral.
- Inclua no lanche cereais integrais e nozes. Pode batê-los com sucos ou acrescentá-los no iogurte.
- Procure consumir frutas entre as principais refeições e como sobremesa.
- Prepare sopas com bastante legumes e hortaliças no almoço e no jantar.
- Use como acompanhamento do prato principal saladas e hortícolas.
- Substitua o arroz branco por arroz integral.
- Substitua os aperitivos que são ricos em sal por nozes e castanhas ou vegetais crus.
- Procure consumir diariamente, na comida ou na sopa, leguminosas como feijões, ervilhas, grão, lentilhas, etc...
- Utilize os alimentos como alface, cenoura, milho, couve roxa, tomate, cebola, pepino, pimentão, entre outros, na preparação de sanduíche e faça-as com pão integral.