Dieta do colesterol alto consequências
Dieta para diminuir o colesterol é baseada em uma alimentação saudável, rica de nutrientes que favorecem o aumento do bom colesterol HDL e ajuda a diminuir e regularizar os níveis do mal colesterol LDL, assim, além de evitar doenças cardiovasculares também contribui para a perda
Causas
Colesterol alto causas principais são a má alimentação e o sedentarismo, isto porque o colesterol sanguíneo é influenciado pela ingestão de algumas gorduras fornecidas pelos alimentos, como as gorduras saturadas e as gorduras trans. O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado, na qual se dividem em duas categorias o LDL e HDL.
LDL
Coleterol LDL possui baixa densidade e distribui o colesterol do fígado para diversos tecidos e células do corpo. é chamado de colesterol ruim, porque pode se acumular nas paredes das artérias. Por isso, quanto menor sua quantidade no sangue melhor.
HDL
Colesterol HDL é uma partícula de alta densidade que tem a função de limpar das artérias o excesso de colesterol e encaminhá-lo para o fígado. Por esta razão é considerado bom colesterol já que evita o entupimento pelo LDL (o mau colesterol) e consequentemente diminui os riscos de doenças cardiovasculares.
Cardápio
Colesterol alto cardápio somente um nutricionista pode indicar um plano alimentar equilibrado e de acordo com o estado de saúde de cada pessoa. Sendo que esta dieta tem como finalidade além de diminuir os níveis de colesterol, também reduzir o peso, uma vez que o excesso de peso geralmente está ligado ao aumento de colesterol no sangue.
- Aveia Ajuda a diminuir os níveis a gordura no sangue porque possui fibra solúvel que inibe a síntese do colesterol.
- Berinjela e quiabo Estes vegetais, além de serem boas fontes de fibras solúveis, possuem um baixíssimo valor calórico.
- Cevada Tal como a aveia, o elemento que sobressai na cevada são as fibras.
- Feijão Rico em fibras, seu consumo diário permite reduzir em até 10% os níveis de colesterol ruim (LDL).
- Fitoesteróis Moléculas vegetais encontrada na soja, iogurtes e leites enriquecidos, seu grande benefício é diminuir a absorção do colesterol ingerido.
- Abacate Contém gorduras monoinsaturadas, que regulam os níveis de colesterol, favorecendo a formação de HDL e estimulando o fígado a eliminar o LDL.
- Maçãs, morangos e frutas cítricas Estas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que contribui para a eliminação do colesterol.
- Soja Têm uma proteína que ajuda a eliminar ácidos biliares no intestino, o que é benéfico, uma vez que estes ácidos são ricos em colesterol.
- Oleaginosas Muitos estudos apontam que além de reduzir as moléculas gordurosas nocivas, este tipo de gordura é capaz de elevar o HDL.
- óleos vegetais Sao ricos em ómega-6, uma gordura polinsaturada conhecida por reduzir os níveis de colesterol.
- Peixe azul O salmão, a sardinha, o arenque, a cavala e o atum, todos são ricos em ácidos ómega-3, que combate o colesterol.
Como Reduzir
Colesterol alto como reduzir primeiramente é necessário evitar as gorduras, principalmente as trans e as saturadas e procurar seguir uma alimentação saudável. Além disso é recomendado a prática de exercícios físicos diariamente.
Alimentos Permitidos
Colesterol alto alimentos permitidos na dieta para emagrecer com saúde, mantendo o corpo com energia
- Sopas
- Saladas
- Frutas
- Cereais integrais
- Leguminosas
- Peixes
- Carnes brancas como frango ou peru
Alimentos Proibidos
Colesterol alto alimentos para evitar em casos de colesterol alto que podem trazer vários problemas ao consumi-los
- Carnes vermelhas, como vaca e porco.
- Lacticínios gordos ou meio gordos, como queijos amarelos e creme de leite.
- Alimentos pré-confeccionados e fast food.
- Comida industrial doce ou salgada, como biscoitos, batata frita, pipoca, chocolates, etc...
- Embutidos, como salsichas, calabresas, salames, etc...
- Frituras. Pastel, coxinha, lanches de padaria.