Quais alimentos promovem uma boa pele?
Quer manter seu rosto com um visual bonito, saudável e bem-cuidado? Para isso, saiba que consumir alimentos bons para a pele e beber bastante água ao longo do dia pode fazer toda a diferença nos seus cuidados diários.
Os alimentos ideais para a pele dos seus sonhos são, principalmente, as frutas e os legumes. Isso porque eles são ricos em antioxidantes, que protegem a cútis contra as ações do clima, da poluição e de outros fatores nocivos.
Para te ajudar a escolher quais deles farão parte das suas refeições, nós criamos uma lista com diversos alimentos bons para a pele. Vamos aprender os benefícios de cada um deles:
Para um bronzeado bonito
Concentre-se em frutas e vegetais que ajudam a preencher com beta-caroteno. Este nutriente é transformado em vitamina A no organismo e estimula a síntese de melanina, o pigmento na origem do bronzeado: não só ajuda a bronzear mais rápido, mas também a ter um bronzeado mais homogêneo e duradouro.
Mas isso não significa que você deve abrir mão do protetor solar durante suas exposições!
Outra vantagem: melhora a suavidade da pele regulando o metabolismo do estrato córneo.
Quais sao esses alimentos? Frutas e legumes vermelhos e alaranjados como:
- Melão
- Melancia
- Pimenta
- Cenoura
- Tomate
- Manga
- Damasco.
O ideal é iniciar o tratamento três semanas antes de se brozear.
Contra rugas
Ao gerar radicais livres, os raios UV aceleram o envelhecimento da pele: na verdade, são responsáveis por 80% dos sinais de envelhecimento, como rugas, manchas na pele e perda de firmeza da epiderme. Certos alimentos são capazes de retardar esse processo.
É o caso dos ricos em antioxidantes (vitaminas A, C e E, selênio, cobre, zinco e flavonóides). Estes lutam contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Benefício adicional: estes nutrientes também protegem a nossa visão, em particular prevenindo o desenvolvimento de cataratas.
Quais sao esses alimentos? As frutas vermelhas principalmente, confira a lista:
- Morangos
- Groselhas
- Mirtilos
- Kiwi
- Abacaxi
- Toranja rosa
- Do lado vegetal, confie no brócolis e no pimentão.
Melão e damasco, muito ricos em vitamina A, também devem ser incluídos em seus cardápios. Para ser consumido na proporção de aproximadamente 150 g por dia. Quanto à vitamina E, você a encontrará principalmente em óleos (azeitona, noz, colza, etc.), para ser adicionado um fio por dia às suas massas, peixes e vegetais crus.
Com fome? Morda um punhado de oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs ou castanhas do Brasil). Eles são grandes fornecedores de vitamina E. Finalmente, o chá verde é muito rico em flavonóides, assim como as bebidas de cacau.
Pele hidratada
UV, natação, vento, areia atacam o filme hidrolipídico da pele. Como resultado, a água contida na epiderme evapora e a pele fica rapidamente desidratada. Ele puxa, coça às vezes e, em alguns lugares, pode até descascar e depois fazer seu bronzeado desaparecer mais rápido do que o esperado.
A solução? Hidratação. Se beber entre 1,5 e 2 litros de água é uma boa opção, considere também os ômega-3: esses ácidos graxos essenciais têm a função de capturar e fixar a água fornecida pelos alimentos no coração da epiderme, evitando que ela escape. O resultado é uma pele mais e melhor hidratada, mais flexível e mais elástica.
O que eu como? Esses ácidos graxos essenciais são encontrados em grandes quantidades em peixes gordurosos, como:
- Cavala
- Sardinha
- Salmão (prefira os chamados “selvagens” ao invés de “cultivados”, pois contém vinte vezes mais ômega-3. )
Para aproveitar os benefícios desses peixes, consuma-os uma ou duas vezes por semana. Os ômega-3 também estão escondidos na alface de cordeiro, bem como nos óleos de linhaça, colza e noz, para serem consumidos na proporção de 1 colher de sopa por dia.
Prevenção contra espinhas
Mais de 40% dos adultos apresentam problemas de acne. Se o período de verão geralmente proporciona um momento de descanso salvador, os raios UV ressecam a pele na superfície, assim que as férias acabam, espinhas e outros cravos voltam com força.
Para eliminá-los permanentemente, recorra aos alimentos à base de zinco: este oligoelemento é um fabuloso seborregulador. Em outras palavras, tem a propriedade de normalizar a produção de sebo, limitando assim o aparecimento de pequenas espinhas. Possui ações anti-inflamatórias e cicatrizantes, que promovem o desaparecimento dessas marcas.
O que eu como? O zinco é encontrado em quantidade em:
- Mexilhões, berbigões e pervincas. Inclua-os uma ou duas vezes por semana no seu menu.
- Mas os campeões nesta área são as ostras: 100 g (cerca de 10 mariscos) cobrem 600% das nossas necessidades diárias de zinco.