Retinol para combater os sinais de envelhecimento, mas como usar?
O retinol é um derivado da vitamina A. Reduz visivelmente as rugas, firma a pele e combate a acne. Aclamado por marcas de cosméticos e depois criticado por sua ação irritante, continua sendo a estrela dos tratamentos antienvelhecimento. Mas será que é tudo isso mesmo?
O retinol é um derivado da vitamina A da mesma forma que o retinaldeído e o ácido retinóico, cujo suas propriedades são quase semelhantes. De fato, essas três formas de vitamina A são creditadas com propriedades antienvelhecimento e antiacne incomparáveis.
E por uma boa razão, estes são os ingredientes ativos cuja eficácia em cosmetologia tem sido a mais estudada e comprovada ao longo do tempo.
No entanto o retinol foi desacreditado porque era considerado muito irritante. Na verdade, é o ácido retinóico, disponível apenas sob prescrição médica, que realmente é mais irritante para a pele.
Retinol e retinaldeído são muito menos, e é por isso que são usados em cosméticos. Mas lembre-se que, em qualquer caso, depende da dosagem.
Quais são os efeitos do retinol na pele?
Especificamente, o retinol tem um efeito esfoliante que suaviza a textura da pele e dá brilho, efeito antioxidante e regula os melanócitos responsáveis pelas manchas escuras. Também estimula a produção de colágeno e elastina para uma pele gorda e firme, e aumenta os níveis de ácido hialurônico.
Também melhora a regeneração celular e regula a síntese de melanina para uma tez sem manchas. E acima de tudo, atua como um esfoliante. Sua ação afina a camada superior da epiderme, o que promove a desobstrução dos poros e reduz a visibilidade das cicatrizes de acne.
- Combate o aparecimento de rugas
- Reduzir a acne
- Reduz manchas e cicatrizes
O retinol é adequado para todos os tipos de pele?
Em resumo, se você tem rugas muito marcadas, acne, pele grossa ou oleosa, é melhor consultar um dermatologista e recorrer aos tratamentos com ácido retinóico.
Se você quer prevenir rugas ou se tem pele seca ou fina, prefira tratamentos com retinol encontrados em farmácias ou drogarias.
De qualquer forma, para que o princípio ativo seja suficientemente eficaz, é melhor privilegiar tratamentos que concentrem entre 0,3 e 1% de retinol e entre 0,025 e 0,5% de ácido retinóico.
Os dermatologistas também alertam: “é possível que a pele descasque no início: é uma descamação normal. De fato, as células mortas se desprenderão mais facilmente graças à ação esfoliante e regeneradora da vitamina A”. Então você tem que deixar a pele se adaptar.
Se ocorrer ou persistir a irritação, principalmente com o tratamento com ácido retinóico, é possível adaptar a dosagem, principalmente no início. Por exemplo, aplique o creme em dias alternados por quinze dias e depois todos os dias quando a pele estiver acostumada.
Por outro lado, as irritações com cuidados com retinol adquiridos sem receita médica são raras, pois os fabricantes de cosméticos incluem outros ingredientes ativos em suas preparações, como ácido hialurônico hidratante ou vitamina C , que estabiliza a vitamina A.
Com que idade você deve começar a usar retinol?
O retinol não é apenas eficaz para a pele madura. Pelo contrário.
Para prevenir os sinais de envelhecimento, você pode começar a usar a partir dos 25 anos. É a partir dessa idade que a produção de colágeno e elastina diminui.
A pele começa a perder o seu brilho, elasticidade e volume. Faz parte do processo natural de envelhecimento. Por isso, para retardar ao máximo as rugas, não hesite em apostar nos tratamentos com retinol.
Como usar o retinol para o rosto?
Para uma ação reforçada, é necessário colocar seus cuidados com retinol à noite. De fato, a luz degrada esse ingrediente ativo.
Para ter um tratamento anti-rugas ultra-eficaz, os dermatologistas aconselham, a utilização de um tratamento enriquecido com vitamina C. Outro agente anti-idade muito bom. Neutraliza os radicais livres gerados pelos raios UV. E à noite, abra caminho para um tratamento à base de retinol.
As precauções a tomar
Como o retinol é sensível à luz, certifique-se de aplicar protetor solar durante o dia para evitar qualquer reação. Além disso, é aconselhável não usar cuidados com retinol quando exposto ao sol, durante as férias de verão, por exemplo.
O retinol também não é recomendado para mulheres grávidas e lactantes. Se você notar qualquer erupção cutânea, queimaduras ou reações alérgicas, consulte um profissional de saúde.