Wiki da Saúde

Com quanto tempo aparece os sintomas de gravidez

Os sintomas do início da gravidez: náuseas, fadiga, dor nos seios, olfato mais aguçado, não são necessariamente comuns a todas as mulheres grávidas. Veja uma revisão dos sinais mais comuns de gravidez e dicas para lidar com eles.

quanto tempo aparece os sintomas de gravidez, alguns sintomas de gravidez, principais sintomas de gravidez, lista de sintomas de gravidez, nao sentir sintomas de gravidez

A agitação hormonal que acompanha a  gravidez  pode causar sintomas precoces e característicos. É o que chamamos de sinais "simpáticos" de gravidez, mesmo que nem sempre esses sinais mereçam esse apelido.

Na verdade, os sintomas da gravidez não são necessariamente os mesmos para todas as pessoas. Algumas mulheres grávidas não apresentam quase nada, ou um a dois sintomas no máximo. 

Não é anormal. Outras futuras mães, ao contrário, descrevem todos os sintomas da gravidez. Resumindo, não existe regra. 

Quando esses sinais aparecem? Mais uma vez, variam muito de mulher para mulher, mas em geral aparecem entre um mês a um mês e meio de gestação, às vezes mais cedo em algumas futuras mães. Enquanto espera para saber se terá "sorte", ou não, aqui está o que você pode esperar nas primeiras semanas ou nos primeiros meses de gravidez.

Menstruação atrasada

Muito antes de sua barriga ficar arredondada, muitas mulheres podem notar o primeiro sinal de gravidez. O único sinal óbvio de gravidez para todas as mulheres grávidas é a falta de menstruação. 

Na verdade, se o seu ciclo menstrual for perfeitamente regular, a ausência de regras no dia D é um sinal de alerta de uma possível gravidez.

No entanto, muitas mulheres têm períodos irregulares ou mesmo períodos de amenorréia (interrupção espontânea da menstruação), o que torna esse sinal, de fato, pouco confiável no início da gravidez. Por outro lado, o atraso ou a ausência de regras podem ter múltiplas causas (fisiológicas, hormonais ou psicológicas). 

Além disso, mesmo durante a gravidez, um leve  sangramento pode ocorrer quando a menstruação deveria ter ocorrido normalmente. Embora geralmente menos abundante do que a menstruação, pode ser confuso; é chamado de "período de aniversário". 

Seios doloridos e tensos

Muitos outros sintomas sugestivos podem ocorrer no início da gravidez, todos relacionados ao aumento da secreção de hormônios sexuais. Por exemplo, seios mais inchados com mamilos protuberantes que ficam mais escuros podem ser um sinal de gravidez.

Às vezes, eles ficam cobertos por pequenos inchaços granulares, que correspondem a pequenas glândulas (tubérculos de Montgomery) e podem se tornar dolorosos ao toque. 

Essas alterações mamárias costumam ser extremamente precoces. Para algumas mulheres grávidas, pode causar desconforto ou até dor. Felizmente, existem soluções para aliviar essa dor nos seios.

Náuseas

Azia, cólicas abdominais... podem aparecer e às vezes durar boa parte da gravidez. Da mesma forma, muitas vezes acontece que o paladar muda, independentemente de qualquer distúrbio digestivo. Alimentos que antes eram apreciados são então repentinamente abandonados em favor de outros. Às vezes é um verdadeiro desgosto, que tanto pode manifestar-se por certos pratos como por vinho ou cigarros. 

Os sinais clássicos, as  náuseas, predominantemente pela manhã, surgem mais tarde, ocorrendo frequentemente no final do primeiro mês de gravidez. De acordo com algumas estimativas, até metade das mulheres grávidas são afetadas. Felizmente, exceto no caso de hiperêmese da gravidez, eles param espontaneamente no final do primeiro trimestre. O vômito é mais raro.

Um aumento na salivação e uma exacerbação do olfato estão frequentemente associados, e não é incomum que um cheiro provoque náuseas. 

Hipersensibilidade e irritabilidade

O humor também pode sofrer pequenas mudanças durante os primeiros meses de gravidez. A mulher grávida parece estar constantemente nervosa e hipersensível. Se você tem a sensação de que está chorando, sempre há um motivo. 

Em geral, quando uma futura mãe permite que suas emoções se expressem, é para resolver "os velhos arquivos do passado", o que lhe permitirá estar mais disponível para o filho que ainda não nasceu. 

Portanto, não precisa se conter se quiser deixar cair algumas lágrimas. Além disso, sensibilidade, nervosismo, alterações de humor, suscetibilidade, são distúrbios causados ​​por alterações hormonais em seu corpo, em particular o aumento do estrogênio, que tem um efeito estimulante, e do cortisol, o hormônio do estresse, que pode facilmente colocá-lo no limite.

Fissuras frequentes para urinar

Por estar grávida, você não passa mais de meia hora sem vontade de ir ao banheiro. Esta necessidade frequente de urinar às vezes é um pouco irritante (especialmente à noite). Além disso, se você está planejando sair ou fazer um longo trajeto entre o seu local de trabalho e sua casa, antecipe-se!

Evite beber antes de ir e parar para um descansozinho! A mesma coisa quando você entra pela porta de um restaurante: seu primeiro instinto será localizar onde ficam os banheiros. 

Dor nas costas

Você está prestes a carregar seu bebê por nove meses, e seu corpo está se transformando para permitir que você receba este pequenino. Portanto, é comum sentir dores nas costas, especialmente na região lombar, durante a gravidez.

E com o ganho de peso, a dor pode durar até o nascimento do bebê. Vá com calma, evitando cargas pesadas ou carregando seu filho mais velho nos braços. Não hesite em pedir ao futuro pai uma massagem de vez em quando, que pode aliviar suas costas.

Prisão de ventre e dores de estômago

As mulheres grávidas costumam ter prisão de ventre. Eles também são propensos a dores de estômago e inchaço, que estão entre as doenças menores da gravidez. Para evitar distúrbios digestivos, divida as refeições e opte por alimentos de fácil digestão, como vegetais cozidos, amidos, carnes cozidas, massas. Beba regularmente e coma devagar. Finalmente, não tome medicamentos sem orientação médica.

Ondas de calor

Caracterizadas por uma sensação de umidade e aumento da sudorese, as ondas de calor são comuns durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez. Particularmente problemáticos à noite, são causados ​​por alterações hormonais que promovem a dilatação de pequenos vasos sanguíneos localizados na cabeça, pescoço e tórax. 

O hipertireoidismo gestacional transitório também pode estimular as glândulas sudoríparas e causar suor excessivo nas axilas e pés, em particular. As ondas de calor são difíceis de prevenir, mas usar roupas leves de algodão à noite e usar um ventilador ou mini ventilador durante o dia pode ajudá-lo a suportá-las melhor.

Cansaço

Você, que costumava ser o tipo coruja da noite, não fica de olhos abertos assim que se senta no sofá. A  sonolência ou um desejo de sono durante o dia, é comum no início da gravidez. É devido ao efeito sedativo da progesterona.

Distúrbios ginecológicos

Pequenos sangramentos, vontade frequente de urinar, corrimento vaginal, etc. são mais raros, mas podem aparecer devido a alterações fisiológicas causadas pela gravidez (aumento do útero que pode comprimir outros órgãos, distúrbios hormonais, etc.)

Em última análise, os sinais são tão numerosos e tão variáveis ​​de uma pessoa para outra que seria difícil basear o diagnóstico de gravidez neles. Principalmente porque muitas mulheres não apresentam nenhum desses sintomas. No entanto, a presença de uma ou mais dessas alterações pode atrair a atenção.

Faça um teste de gravidez

Para verificar, vá a uma farmácia, ao setor de "higiene" do seu supermercado ou ao laboratório de análises para fazer um  teste de gravidez, e pronto! É a presença do  hormônio HCG na urina ou no sangue que confirmará a gravidez. Mais tarde, um ultrassom permitirá que você namore a gravidez e, claro, veja seu bebê pela primeira vez.