TPM evite estes alimentos para aliviar os sintomas
Nos últimos anos, surgiram diversos estudos que mostraram tratamentos alternativos para diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual. Entre eles está certo tipo de dieta. Por exemplo, percebeu-se que as mulheres ocidentais sofrem mais com a TPM do que as moças orientais.
Uma das razões dessa diferença está no padrão alimentar de cada uma delas.
Enquanto as mulheres ocidentais, em sua maioria, têm uma dieta rica em produtos industrializados, as moças orientais geralmente prezam por uma alimentação mais natural e saudável.
Essa diferença de padrão alimentar influencia diretamente na intensidade dos sintomas pré-menstruais. Interessante, né?
Mas antes de citar quais alimentos ajudam a aliviar (ou a piorar) a TPM, vale a pena entender a relação entre a alimentação e a tensão pré-menstrual.
Entendendo a Tensão Pré-Menstrual (TPM)
A tensão pré-menstrual, popularmente conhecida como TPM, é o nome dado ao conjunto de sensações que acontecem cerca de dez dias antes do ciclo menstrual.
Essas sensações são causadas principalmente pela mudança dos níveis hormonais no corpo feminino.
Os sintomas podem variar de mulher para mulher, sendo os mais comuns: mudança de humor repentina; aumento da fome; ansiedade; inchaço e dor de cabeça.
Perceba, portanto, que alguns desses sintomas naturalmente influenciam a alimentação da mulher.
Por exemplo, ao sentir mais fome, a mulher tenderá a comer mais do que comeria em outros momentos.
Se antes um prato de comida seria suficiente, durante a TPM existirá aquela vontade de repetição.
A ansiedade sentida nesse período também pode causar um efeito parecido, pois ela aumenta as chances de surgirem episódios de compulsão alimentar.
Além disso, ela também influencia as escolhas alimentares, uma vez que aumenta o desejo por açúcar e gordura.
Por outro lado, não é só a TPM que pode influenciar na alimentação.
A seguir você descobrirá quais os principais alimentos que podem piorar ou melhorar os sintomas da tensão pré-menstrual.
Alimentos que tendem a piorar a TPM
Existem alguns alimentos que é melhor evitar durante esse momento, pois a depender da quantidade, eles podem piorar muito os sintomas da TPM. São eles:
1. Bebidas alcoólicas
Além de serem calóricas, elas provocam desidratação. A água e os nutrientes perdidos nessa desidratação podem ser importantes no alívio dos sintomas.
2. Alimentos ricos em cafeína
A cafeína pode aumentar a produção de hormônios que causam estresse. Se a mulher já está sofrendo com oscilações de humor, aumentar seus níveis de estresse não é uma boa opção. Portanto, cuidado com café, alguns chás e outros produtos que são ricos em cafeína.
3. Alimentos ricos em açúcar
O excesso de doces, apesar de aparentemente melhorar o humor, não é indicado porque seus efeitos duram pouquíssimo tempo. Em minutos o mau humor voltará com mais força. Por isso, exagerar nos bombons não resolve muita coisa. Se for comer algum doce, coma em pequenas quantidades.
4. Alimentos ricos em sódio
O sódio é uma substância que em excesso favorece a retenção de líquidos no corpo. Lembra que durante a TPM o organismo feminino já sofre com a retenção de líquidos por conta de fatores hormonais? Comer alimentos ricos em sódio só piorará essa retenção. Os alimentos com mais sódio são os ultraprocessados (biscoitos, sorvetes), os embutidos (presuntos, salsichas, nuggets) e os temperos prontos.
Alimentos que ajudam a aliviar a TPM
Por sua vez, existem diversos alimentos que têm nutrientes que ajudam a diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual. Quais nutrientes? Os principais são: magnésio, vitamina B6, triptofano, vitamina B12, ômega 3, selênio e vitamina E. Segue os alimentos fontes desses nutrientes que você deve tentar colocar na sua dieta:
- Feijão, lentilha, grão de bico;
- Arroz integral, pão integral;
- Amêndoas, nozes, sementes, amendoim, castanhas;
- Atum, salmão, sardinha;
- Carne vermelha magra;
- Queijo magro, iogurte, leite desnatado;
- Chocolate meio amargo;
- Frutas secas.
- Agrião, alcachofra, abacaxi, melão, entre outros;
Gostou desse artigo? Partilhe com sua amiga que tem uma TPM complicada!