Dieta anticelulite conselhos nutricionais para superar a celulite
Não há cura milagrosa para a celulite. Entretanto, combinada com exercícios regulares, uma dieta anticelulite pode ser uma aliada formidável na remoção da celulite. Certos nutrientes promovem a remoção de gordura, drenagem e circulação linfática. Confira!
Dependendo do tipo de celulite, várias dietas são recomendadas. Entre os principais tipos de celulites que incomodam a maioria das mulheres estão: celulite adiposa, celulite edematosa e celulite fibrosa.
Dieta para combater a celulite adiposa
Quem fala em celulite adiposa, fala em excesso de gordura. Comemos muito, então armazenamos as calorias extras em forma de gordura. A única solução: reduzir a ingestão de gordura e açúcar. Limitamos as gorduras saturadas: frios, carnes vermelhas, queijos, salgadinhos e pratos industriais que excedam 6g de gordura por 100g.
O açúcar refinado, que eleva os triglicerídeos, deve ser substituído por açúcares com baixo índice glicêmico, como os pães escuros, de centeio ou cereais, que são ricos em fibras: três a quatro fatias no café da manhã e uma fatia na hora do almoço, se você não comer alimentos ricos em amido.
Limite-se a um ou dois pedaços de fruta por dia. Cuidado com sucos e smoothies de frutas frescas, que contam como duas ou três frutas. Não beba mais de uma bebida por dia. A pior armadilha? Açúcar escondido em refeições de baixo teor de gordura ou 0%.
No almoço e no jantar, você deve comer um prato "equilibrado": um terço de alimentos ou legumes com amido, um terço de proteínas animais ou vegetais e um terço de vegetais. Como um lanche, coma cerca de dez amêndoas não salgadas, ricas em ácidos graxos essenciais.
Dieta para combater a celulite edematosa
Até as mulheres mais magras podem sofrer de celulite edematosa, devido ao excesso de água nas células. Alimentos ricos em potássio drenante, como pepino, aspargos, erva-doce, alho-poró ou cebola, são preferidos, mas sempre comê-los cozidos. Cuidado com sopas e vegetais crus que promovem a retenção de água.
Ao meio-dia e à noite, consumimos proteínas de origem animal ou vegetal e evitamos alimentos que promovam a retenção de água. Primeiro o sal, que se infiltra nos tecidos. Os maiores fornecedores deste sensor de água? O pão, o molho de soja, as salsichas, a mostarda e todos os pratos industriais.
O ideal: não ultrapasse 6g de sal por dia e use sais menos ricos em sódio.
Dieta para combater a celulite fibrosa
Mais compacta e dura, com aspecto de casca de laranja, tanto gordurosa quanto líquida, a celulite fibrosa é mais complicada de desalojar. Uma dieta antiágua e anti-gordura pode melhorá-la, mas sem fazê-la desaparecer completamente. Somente sessões de massagem, como palpação e rolagem, farão as fibras da derme cederem.
O foco está nos alimentos anti-inflamatórios, porque embora a celulite não seja, a rigor, uma inflamação, o excesso de gordura é. Portanto, favorecemos produtos ricos em ômega 3, tais como peixes oleosos ou óleos de nozes, fibras, açúcares de baixo índice glicêmico, ervas e especiarias, gengibre e cúrcuma.
Evite os alimentos pró-inflamatórios: ácidos graxos, como batatas fritas e bolos, ácidos graxos saturados e carboidratos com alto índice glicêmico.