As nozes realmente ajudam a emagrecer?
De acordo com vários estudos, comer um punhado de nozes por dia não engorda. Melhor: esse alimento teria até potencial para fazer você perder peso. Ou seja, podemos comer nozes todos os dias sem ganhar um grama. Verdadeiro ou falso? E se fizermos um balanço?
Conhecida por ser um super alimento, que permite encher-se de coisas boas, será que as nozes permitem mesmo que você perca peso com facilidade? A resposta é sim e não.
Entre os alimentos que queimam gordura e os chamados alimentos de "calorias negativas", há muitos produtos conhecidos por ajudá-lo a perder peso. Mas isso é realmente a realidade? Se a resposta for sim, seria muito conveniente para quem quer lutar contra seus complexos.
Mas como explicar o efeito benéfico das nozes no controle de peso? De acordo com os pesquisadores, o alto teor de fibras nas nozes pode atrasar o esvaziamento do estômago e permitir que você se sinta satisfeito por mais tempo.
Acredita-se que o alto teor de gordura insaturada nas nozes também aumenta o gasto energético de repouso, o que pode ajudar a prevenir o ganho de peso.
As nozes são gordurosas, mas não engordam
Você sabia que 100 gramas de nozes contêm 65 gramas de gordura? Para efeito de comparação, encontramos "apenas" 15 gramas em um abacate do mesmo peso ou nas batatas fritas de seu fast food favorito.
Mas isso não significa que é melhor recorrer a um punhado de batatas fritas em vez de nozes. Porque se esta última realmente contém muita gordura, ainda é uma gordura boa, acompanhada de muitas coisas boas para o seu corpo.
Com efeito, tal como as avelãs ou as amêndoas, as nozes possuem um elevado teor de fibras e ácidos gordos poliinsaturados, que permitem uma sensação de saciedade rapidamente alcançada.
Eles, portanto, representam um inibidor de apetite muito eficaz para evitar lanches. Além disso, os lipídios que os compõem são constituídos principalmente por ácido alfa-linolênico (ALA): um ácido graxo da família ômega-3, conhecido por seus benefícios para o coração.
Finalmente, as nozes também são ricas em antioxidantes e, em particular, em vitamina E. Resumindo: é tudo de bom!
Além disso, diversos estudos o comprovam, como o realizado pela Universidade de Barcelona em 2011, comprovando o poder saciante das nozes.
Ou os resultados do estudo realizado pelo World Cancer Research Fund (WCRF) em 2007, que afirma que, consumidas como parte de uma dieta balanceada e regular, as nozes não contribuem para o ganho de peso, mas sim com a sensação de saciedade.
Que porção de nozes devo comer por dia?
Como você deve ter entendido, comer nozes em quantidades razoáveis - o ideal é consumir 30 gramas, ou entre 3 e 5 nozes de bom tamanho - não fará você engordar como parte de uma dieta balanceada.
E comer muitas nozes, é ruim? A resposta é sim: coisas boas não devem ser abusadas. Estes últimos contêm, de fato, muitos lípidos, mas também muito potássio e fibras que podem causar inchaço ou até prisão de ventre.
A boa notícia é que podem ser consumidos a qualquer hora do dia. Às 11h ou 16h30, são um excelente lanche para durar até a refeição sem petiscar. Além disso, comer nozes à noite permite que você durma melhor, graças ao magnésio com as virtudes relaxantes que eles contêm.
Por outro lado, nutricionistas nos lembram: não há comida milagrosa no contexto de uma dieta alimentar. Assim como o abacate ou o suco de limão, as nozes contêm muitas coisas boas para o corpo, mas comê-las não é suficiente para perder peso.
Para isso, a única solução é adotar uma alimentação balanceada e prática de atividade física regular. Não hesite em estar acompanhado por especialistas em suas dietas, para obter os resultados esperados e evitar o efeito ioiô!