
Nos últimos anos, cada vez está se tornando mais comum o uso de certos medicamentos antidiabéticos no tratamento da obesidade. Em ensaios clínicos, a Semaglutida permitiu que pacientes com sobrepeso ou obesidade perdessem de 10 a 15% do peso total ao longo de um ano ou mais.
Como Funciona
O medicamento contém um composto estruturalmente semelhante (que imita) ao hormônio peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), que é liberado no sangue pelo intestino após as refeições. Diminui a fome e aumenta a sensação de saciedade por atuar no sistema cerebral de regulação do apetite. Assim, reduz a ingestão de calorias.
Mas cuidado para não se enganar: se este medicamento é uma opção para ajudar a emagrecer, deve estar associado a determinados esforços em termos de alimentação saudável, atividade física.
Mecanismo de Ação
A semaglutida é um análogo do GLP-1 exibindo 94% de homologia com o GLP-1 humano. Ele atua como um agonista do receptor GLP-1, que se liga e ativa seletivamente o receptor GLP-1, o alvo do GLP-1 nativo. O GLP-1 é um hormônio fisiológico com diversos efeitos na regulação da glicose e do apetite, bem como no sistema cardiovascular. Os efeitos sobre a glicose e o apetite são mediados especificamente por meio dos receptores de GLP-1 no pâncreas e no cérebro.
A semaglutida reduz o açúcar no sangue de uma forma dependente da glicose, estimulando a secreção de insulina e reduzindo a secreção de glucagon quando o açúcar no sangue está alto. O mecanismo de redução do açúcar no sangue também causa um ligeiro atraso no esvaziamento gástrico na fase pós-prandial inicial. Na hipoglicemia, a semaglutida diminui a secreção de insulina sem alterar a secreção de glucagon.
A semaglutida reduz o peso corporal e a gordura corporal ao reduzir a ingestão de energia, levando a uma redução geral do apetite. Além disso, a semaglutida reduz a preferência por alimentos com alto teor de gordura.
Os receptores de GLP-1 também são expressos no coração, sistema vascular, sistema imunológico e rins.
A semaglutida tem um efeito benéfico sobre os lípidos plasmáticos, diminui a pressão arterial sistólica e reduz a inflamação, de acordo com estudos clínicos. Em estudos com animais, a semaglutida reduz o desenvolvimento da aterosclerose, prevenindo a progressão da placa aórtica e reduzindo a inflamação na placa.
Indicação
A semaglutida é indicado em adultos para o tratamento da diabetes tipo 2 insuficientemente controlada como adjuvante da dieta e da atividade física.
Efeitos Colaterais
Estudos mencionam efeitos colaterais, incluindo náuseas, diarréia, vômitos e prisão de ventre. Outros testes de cinco anos estão em andamento para determinar se a perda de peso pode ser sustentada.