Chá diurético como funciona um chá de ervas drenante

Você está no meio de um período de desintoxicação e procurando a bebida mais eficaz para drenar seu corpo? Delicie-se com os prazeres de saborear um bom chá de ervas enquanto se beneficia do poder drenante de certas plantas. Sim, a natureza costuma ser bem feita, então por que ficar sem ela?!

Imagem ilustrativa de Chá diurético

Os chás diurético ajudam a promover a eliminação de diversas toxinas e outros resíduos produzidos e acumulados no organismo. Vários órgãos são naturalmente responsáveis ​​por organizar essa evacuação. Eles são chamados órgãos emunctórios.

São cinco: fígado, rins, pele, pulmões e intestinos. Embora geralmente façam bem o seu trabalho, na ausência de condições subjacentes, eles podem precisar de apoio.

Embora isto possa ser feito ajustando a dieta para reduzir os resíduos orgânicos, é também aconselhável manter-se bem hidratado para facilitar a desintoxicação.

Quais plantas favorecer para um chá diurético drenante?

Chá de ervas drenante
Chá de ervas drenante

Água potável é o primeiro passo. Mas qual planta com propriedades drenantes se transformadas em chá ficam ainda melhor? Estamos com sorte, pois a lista de folhas, sementes e caules que apresentam propriedades depurativas diversas e variadas é muito longa.

Teremos, portanto, que fazer a escolha da eficiência e favorecer apenas as plantas mais populares entre os fitoterapeutas.

Entre os mais populares, podemos portanto citar aquele que é essencial: o dente-de-leão, e todos aqueles que combinam perfeitamente com ele: sementes de funcho, flor de lima, alcaçuz, salsa, chá verde, bétula, bardana ...

Chá de ervas para drenagem: qual composição escolher?

Quando falamos em chá diurético referimo-nos a uma bebida que promove a função depurativa dos vários órgãos emunctórios. Para obter um resultado eficaz, é necessário misturar vários extratos de plantas.

Aqui está uma receita de chá diurético de ervas para testar sem mais demoras:

  • 1 litro de água;
  • 2 col. de sopa de sementes de erva-doce;
  • 2 col. de sopa de folhas de vidoeiro;
  • 1 col. de sopa de dente de leão;
  • 1 col. de sopa de alcaçuz raiz;
  • 1 suco de limão espremido;
  • 1 raminho de salsa.

Em 1 litro de água previamente levada à fervura, infundir por cerca de vinte minutos todos os ingredientes. Filtre a mistura e consuma de 3 a 4 xícaras por dia.

Precauções

Embora seja uma composição à base de plantas, este tipo de chá de ervas drenante contém ingredientes ativos que não devem ser minimizados. Esta é a razão pela qual todas as substâncias depurativas ou desintoxicantes não são formalmente recomendadas para crianças e mulheres grávidas ou amamentando.

Além disso, pessoas em tratamento medicamentoso ou portadoras de patologia crônica devem ter um cuidado redobrado, pois algumas plantas podem interagir com os medicamentos e anular sua eficácia.

Portanto, é altamente recomendável consultar o seu médico antes de consumir regularmente este tipo de bebida e, se necessário, marcar uma consulta com um fitoterapeuta.