O chá verde ajuda na manutenção da saúde e mesmo não agindo diretamente no emagrecimento, ele emagrece através da eliminação de toxinas e redução do colesterol ruim. E ainda existem estudos que afirmam que os flavonóides existentes no chá ajudam a queimar a gordura.
Essa bebida contém diversas substâncias como cafeína, cálcio, magnésio, vitamina B, vitamina E e vitamina C, zinco, ferro, potássio e flavonóides. Considerado um excelente diurético, tem muitas outras virtudes como suas propriedades desintoxicantes que ajuda a eliminar resíduos e toxinas através dos rins.
Ele também contém polifenóis, que permite retardar a absorção das gorduras e dos carboidratos no corpo, reduzindo assim a quantidade de calorias absorvidas. Entender o jeito certo de consumir esse chá pode ser a chave para que ele ajude na perda de peso.
Provavelmente você já ouviu dizer que não pode adoçar, mas isso não é verdade. Embora isso seja muito comentado, ele até pode ser adoçado, mas se a pessoa estiver bebendo visando o emagrecimento, evitar as calorias do açúcar é melhor. Nesse caso, é recomendado utilizar mel ou adoçante stevia.
Mesmo sendo uma bebida natural, pessoas hipertensas não devem beber esse chá. Pois ele possui uma substância vasoconstritora que pode piorar o aumento da pressão.
Por mais estranho que possa parecer, os chás de saquinho ou efervescente realmente são melhores do que as folhas naturais. Isso porque eles são mais concentrados e conseguem aumentar a quantidade de substancias benéfica ao preparar o chá. Mas se você deseja obter todos os benefícios desse chá a melhor forma de consumir e em pó sob forma de matcha. O ideal é que se use pelo menos 1 grama de folhas para 100 ml de água.
Alguns cuidados no preparo são necessários
- A água para preparar não deve ser fervida.
- A água mineral ou filtrada deve ser aquecida e assim que as primeiras bolhinhas aparecerem, o fogo deve ser desligado.
- As folhas devem ficar em infusão por apenas 3 minutos.
- Se ficarem por mais tempo, o chá ficará amargo.
- Também será necessário beber diariamente pelo menos dois litros desse chá, sendo que o primeiro copo, preferencialmente deve ser ingerido em jejum.
- Uma dieta com poucas calorias e a prática de exercícios físicos diários, também são indispensáveis para conseguir bons resultados.