Tomar chá verde em cápsulas ajuda perder peso?
O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, mas se você só quiser se aproveitar seus benefícios sem se encher de litros de chá verde o dia todo, poderá consumi-lo na forma de cápsulas, comprimidos ou suplementos.
O chá verde é usado principalmente na forma de uma infusão, no entanto, pode ser encontrado na forma de comprimidos ou cápsulas. Os comprimidos e cápsulas de chá verde costumam se orgulhar de serem altamente concentrados em catequinas e cafeína. Essas cápsulas são compostas de extrato de chá verde, que é simplesmente uma forma concentrada de folhas de chá verde.
O extrato de chá verde é um ingrediente popular usado como base em muitos suplementos para ajudar na perda de peso. Na verdade, vários estudos mostram que o galato de epigalocatequina (ECGC, o principal antioxidante do chá verde) que promove a queima de gordura.
Os comprimidos e cápsulas de chá verde são feitos do pó triturado e moído das folhas da planta do chá conhecida botanicamente como Camellia sinensis. O processamento mínimo das folhas de chá verde ajuda a preservar os poderosos antioxidantes conhecidos como polifenóis.
Esses antioxidantes protegem a saúde humana e são responsáveis pela maioria dos benefícios do chá verde para a saúde. As pílulas de chá verde contêm muitos dos ingredientes benéficos encontrados em uma xícara de chá verde.
E como funciona ?
A catequina (ECGC) é o principal antioxidante do chá verde, embora contenha muitos outros. Atua promovendo a queima de gordura corporal, e atua aumentando a atividade da norepinefrina no corpo. É um hormônio que ajuda a queimar gordura e, assim, promove a perda de peso.
Curiosidade: foi demonstrado que assistir a filmes de terror pode ajudar a queimar calorias, sendo isso um efeito da adrenalina, um derivado da norepinefrina!
Dosagem recomendada de extrato de chá verde
Para incorporar suplementos de chá verde com segurança e eficácia em seu dia a dia, você precisa beber muita água. Porque? Simplesmente porque o chá verde contém cafeína, um diurético por excelência.
As cápsulas de chá verde podem ser tomadas com ou sem alimentos. No entanto, para maximizar seus efeitos, você deve considerar combiná-los com óleo de peixe e quercetina, que ajudam a aumentar a biodisponibilidade do chá verde. Por fim, lembre-se de respeitar a dosagem indicada no seu produto se consumir chá verde em capsulas ou comprimidos, na forma de infusões também não exceder de três a cinco xícaras de chá verde por dia.
Um queimador de gordura com múltiplas virtudes
O chá verde é composto por dois ingredientes úteis para a perda de peso: cafeína e catequina. Essas duas substâncias aceleram o metabolismo e queimam gordura, estimulando a oxidação.
- A cafeína é um queimador de gordura eficaz, cujos benefícios na perda de peso foram demonstrados em várias ocasiões.
- A catequina também é conhecida por ajudar a perder peso, especificamente um polifenol contido no chá verde chamado galato de epigalocatequina (mais conhecido como EGCG).
Uma síntese de vários estudos conseguiu destacar uma perda de 1,31 kg em média durante um período de doze semanas em pessoas que consumiram chá verde, em comparação com pessoas que não tomaram nenhum suplemento.
Outros estudos também mostraram uma perda significativa de 4,6% no peso corporal e 4,48% na circunferência da cintura em indivíduos obesos. Outro estudo, finalmente, mostrou que o chá verde é mais eficaz do que a cafeína sozinha - embora muito popular - para perda de peso.
O papel da cafeína na perda de peso
Uma xícara de chá verde contém em média 50 mg de cafeína. A presença de cafeína no extrato de chá verde ajuda a combater a fadiga e a recuperar maior vitalidade. Também podemos associar outros efeitos ao extrato de chá verde, como melhorar a função cerebral. Na verdade, a cafeína estimula nossas funções cognitivas e também corporais. Graças a ele, você fica mais focado e motivado para perder peso!
Muitos estudos mostram que as bebidas que contêm cafeína têm impacto na perda de peso. Mas os outros componentes do chá também atuam nessa direção.
Varias pesquisas realizadas apontaram que os polifenóis do chá também têm um efeito positivo.
De acordo com o estudo, combinar extratos de chá verde com cafeína pode perder 1,3 kg a mais do que tomar cafeína sozinha. Isso porque os polifenóis do chá têm a propriedade de queimar o equivalente de 65 a 200 calorias a mais por dia.
Além disso, o chá é rico em manganês, um mineral que tem a capacidade de ajudar a transformar a gordura em energia para manter estáveis os níveis de açúcar no sangue.
Outras propriedades estão associadas ao consumo de extrato de chá verde. É o caso da redução do risco de câncer, mas também do risco cardiovascular. Finalmente, este extrato é benéfico na prevenção do diabetes tipo 2.