Chá detox os 10 melhores chás desintoxicantes
Os chás detox estão por toda parte nas redes sociais. Estas bebidas de bem-estar têm muito para oferecer: drenantes, purificantes, potenciam a perda de peso. Aqui está uma seleção de dez chás detox para ajudá-lo a encontrar o que você precisa.
Em primeiro lugar devemos saber que um chá detox, por si só, não permite, estritamente falando, perder quilos. Eles devem acompanhar uma dieta balanceada e com isso aumentam a perda de peso, pois o incentivam a manter-se hidratado e isso ajuda a expelir as toxinas, facilitando o emagrecimento.
Para um efeito desintoxicante e emagrecedor, o ideal é combinar o chá verde com o mate, a planta preferida dos sul-americanos. Outra planta que estimula o metabolismo: o guaraná. Graças ao seu conteúdo de cafeína, ajuda a queimar gordura. Rooibos, uma planta da África do Sul, tem uma interessante ação drenante e promove a eliminação de toxinas.
Algumas ervas oferecem uma cura de desintoxicação e ajudam a purificar o corpo durante a mudança de estação ou após os excessos durante as férias.
Para secar barriga
Se você está procurando um efeito barriga lisa, deve apostar em plantas como o mate, por sua capacidade de queimar gordura. Também aí se trata apenas de um “acompanhante” de uma alimentação equilibrada e de uma prática esportiva.
Ter uma barriga lisa, requer acima de tudo, uma boa digestão. Recorra às infusões de desintoxicação após as refeições, à base de hortelã, pimenta, alecrim ou alcaçuz, facilita o trânsito e a digestão. Resultado: você se sente menos inchado e seu estômago esvazia.
Para emagrecer
Para uma perda de peso geral, você pode combinar ervas com ação: purificante, desintoxicante e supressor de apetite. Por fim, se você tende a reter água, aposte em ingredientes como dente-de-leão, meadowsweet, Rooibos e bétula.
Aqui estão as 10 melhores ervas de chá detox que selecionamos para você, usar em suas receitas.
Chá verde
As folhas de chá verde são conhecidas por suas propriedades antioxidantes. Além das catequinas, elas também são ricas em teanina (aminoácido), que é muito eficaz na redução do estresse e na regulação do sistema nervoso. O chá verde também tem propriedades curativas: regula a pressão arterial, promove a perda de peso e combate a artrite. Graças aos polifenóis e flavonóides que contém, o chá verde estimula o metabolismo para queimar melhor a gordura da barriga.
Hibiscus
O hibisco é rico em antioxidantes, que ajudam a limpar o corpo de substâncias nocivas (radicais livres) que podem causar doenças. Esta erva ajuda a prevenir a inflamação causada pelo acúmulo de toxinas no corpo.
Funcho (erva-doce)
O funcho ou erva-doce contém antioxidantes, substâncias que ajudam o corpo a combater os radicais livres. Também contém compostos bioativos, poliacetilenos, que podem ter efeito antiinflamatório e antibacteriano. Seus benefícios são sentidos principalmente na digestão (gases, cólicas), distúrbios do apetite e náuseas. O funcho é considerado um bom aliado em dietas de emagrecimento.
Chá preto
A diferença entre o chá preto, verde ou branco está no processamento das folhas. Durante a fase de processamento, o chá preto é fermentado e oxidado, conferindo-lhe cor e sabor únicos, além de benefícios imperdíveis. O chá preto contém estimulantes que ajudam a estimular o metabolismo e a ação de "queima de gordura" do corpo.
Camomila
Este chá tem um efeito calmante no sistema digestivo e nervoso. Promove o relaxamento dos músculos do sistema digestivo, ou seja, tensões podem desequilibrar o sistema hormonal, promovendo o acúmulo de gordura na barriga.
Rosa Mosqueta
Esta planta é rica em vitamina C, que é muito importante para apoiar a função adrenal, o sistema imunológico e a saúde dos tecidos. A Rosa Mosqueta também é um diurético e laxante, o aliado ideal durante uma dieta alimentar.
Chá branco
O chá branco é feito da mesma planta do chá verde. Foi demonstrado que o chá branco contém mais antioxidantes do que o chá verde porque é colhido enquanto a planta ainda é jovem.
Chá vermelho (rooibos)
Nativo da África, este chá limpa a pele devido à sua alta concentração de minerais essenciais. É rico em antioxidantes e é conhecido por lutar contra o envelhecimento.
Pimenta hortelã
Melhora a circulação e o fluxo sanguíneo no corpo. Estimula o metabolismo e aumenta a energia. Também promove o processo digestivo e, portanto, é muito eficaz no aumento do metabolismo e na queima de gordura.
Alcaçuz
O alcaçuz protege o revestimento intestinal e previne o inchaço, gases e dores abdominais.
Receitas de chá desintoxicante
Fazer seu próprio chá desintoxicante é sempre melhor. Como? fácil: aqueça a água em um bule sem levar à fervura. Coloque as plantas no filtro do bule e deixe em infusão por 3 a 4 minutos. No entanto, evite beber esses chás desintoxicantes antes de dormir para evitar perturbar seu sono.
Chá de mate desintoxicante
- 5 g de chá verde
- 3 ramos de hortelã
- 3 folhas de mate
- 1 limão orgânico
Chá de hibisco e rosa de camomila
- 5 g de chá verde
- 1 col. de chá de flores de camomila
- 1 col. de chá de roseira seca
- 1½ col. de chá de hibisco seco
Chá de erva-doce e hortelã
- 5 g de chá verde
- 3 ramos de hortelã
- 1 col. de sopa de cascas de laranja orgânicas
- 1 col. de sopa de anis verde
- 1 col. de chá de hibisco seco
Chá desintoxicante de alcaçuz e menta
- 5 g de chá verde
- 1 pequeno punhado de hortelã fresca (ou seca)
- 1 col. de chá de raiz de alcaçuz fresca
Lembre-se de que para preparar um chá detox todos os ingredientes devem ser orgânicos!