Comer este doce à noite aumentaria a perda de peso
Chocolate engorda! Isso é o que muitos de nós ainda pensam. E se te disséssemos que o chocolate ao leite é um grande aliado quando você quer emagrecer? Um estudo recente mostra que essa delícia que costumamos banir de nossas dietas, pode nos ajudar a perder peso.
Perder peso comendo alimentos açucarados, um sonho impossível? Pesquisadores poderiam ter atendido ao desejo dos amantes de açúcar, fazendo uma descoberta surpreendente: comer chocolate ao leite não engorda.
Se conhecemos os benefícios do chocolate amargo para a saúde, imaginar que o chocolate ao leite, que é mais doce, pode ser um aliado no emagrecimento é particularmente surpreendente.
E ainda mais incrível: comido à noite, esse prato saboroso ajudaria até a perder peso! Os resultados deste estudo foram publicados no FASEB Journal.
Consumir chocolate ao leite a noite ajuda a emagrecer
Para chegar a essa conclusão surpreendente, os pesquisadores acompanharam 19 mulheres na pós-menopausa por duas semanas. Os participantes foram separados em dois grupos: os do primeiro grupo tiveram que consumir 100 g de chocolate ao leite pela manhã, até uma hora após acordar, enquanto os do segundo grupo tiveram que comer 100 g de chocolate ao leite à noite, uma hora antes de ir para a cama.
Resultado: os dois grupos de voluntários não ganharam peso. Mas isso não é tudo: os pesquisadores também descobriram que a hora do dia em que o chocolate era consumido tinha consequências diferentes.
- Comer chocolate à noite melhoraria assim o ritmo do sono e reduziria o apetite.
- Consumir logo pela manhã teria ainda mais benefícios: diminuiria o açúcar no sangue em jejum, diminuiria os níveis de cortisol associados ao estresse, além da ingestão de energia, pela redução de gorduras e carboidratos.
Chocolate para emagrecer? Uma estratégia que tem limites
Depois de ler esta boa notícia, você está prestes a colocar 100g de chocolate no seu cardápio? Cuidado ! Este estudo apresenta várias limitações, principalmente relacionadas ao fato de ter sido realizado em uma amostra pequena e em um curto período de tempo.
Se os participantes não ganharam peso, é provável que "muitas pessoas que lutam para perder peso realmente comem muito poucas calorias e são conhecidas por pular o café da manhã", segundo os pesquisadores. Portanto, é normal que adicionar chocolate - ou qualquer outro alimento - na sua rotina alimentar promova a sensação de saciedade e, consequentemente, a perda de peso.
No entanto, "esta não é uma estratégia desejável a longo prazo", de acordo com Lauren Harris-Pincus, uma nutricionista americana entrevistada pela Verywell Health. E por um bom motivo: “Comer 30% de suas calorias diárias de chocolate não é o ideal, porque ele substitui os nutrientes necessários de outros alimentos”, conclui.
Para manter a linha, não existe receita milagrosa: delicie-se razoavelmente com chocolate, tudo como parte de uma alimentação equilibrada!