Chia saiba as formas mais gostosa de consumir

Salpicadas em saladas, torradas ou pudim, as sementes de chia estão em alta. As formas de consumir são infinitas, com receitas que agradam até quem não está de dieta. Rica em fibras, seu sabor neutro se adapta aos desejos de cada pessoa, permitindo sua inclusão em uma variedade de receitas.

Imagem ilustrativa de Chia como consumir

As sementes de chia têm ganhado popularidade nos últimos anos, principalmente para emagrecer. Rica em fibras, proteínas e minerais, é um alimento muito fácil de adicionar à sua dieta alimentar. Você pode fazer deliciosas receitas para o café da manhã e sobremesas, para se sentir satisfeito por horas.

Uma vantagem considerável, principalmente porque basta consumir de uma a duas colheres de sopa por dia para desfrutar de seus inúmeros benefícios.

Benefícios

Pudim de chia com banana
Pudim de chia com banana

As virtudes para saúde e emagrecimento derivam acima de tudo de sua composição excepcional. Isso ocorre porque a semente de chia é extremamente rica em antioxidantes, fibras, proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais. 

É também a mais rica fonte vegetal de ômega-3. Além disso, deve-se observar a incrível capacidade da semente de chia de inchar na presença de elementos líquidos. Esta propriedade, é muito interessante no contexto de um projeto de perda de peso. Graças a esta composição única, a semente de chia torna possível: 

  • Aumento da saciedade graças ao seu conteúdo de fibra;
  • Reduz significativamente a ingestão de alimentos quando integrado a uma refeição, graças à sua capacidade de inchar no estômago;
  • Regula o açúcar no sangue e evitar a superprodução de insulina parcialmente responsável pelo ganho de peso;
  • Promove a eliminação de gordura;
  • Regular os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares;
  • Diminui o risco de sobrepeso e obesidade.

Calorias e valor nutricional

Iogurte com chia
Iogurte com chia

As sementes de chia são uma das melhores fontes de fibra do mundo.

Com apenas 138 kcal por porção de 30 gramas , as sementes de chia contêm muitos nutrientes, mas muito poucas calorias. São ricas em proteínas e fibras, e contêm níveis de cálcio mais elevados do que o leite. É uma excelente fonte de cálcio se você for vegetariano ou vegano. 

Também são ricas em magnésio e potássio, que são necessários para a contração muscular, transmissão nervosa e ajuda a reduzir a pressão arterial. Além disso, geralmente são cultivadas organicamente e são naturalmente sem glúten.

Porque emagrece?

Elas podem promover a perda de peso de várias maneiras. As sementes de chia contêm fibras solúveis que podem absorver mais de 10 vezes seu peso em água. Essas fibras formam uma espécie de "gel" e retardam a absorção dos alimentos. 

Teoricamente, você se sente mais satisfeito e isso o ajuda a consumir menos calorias, a fibra atua como um inibidor natural do apetite.

As sementes de chia contêm 16% de proteína, o que é muito alto para o mundo das plantas. A proteína é o nutriente mais importante para a perda de peso. Uma dieta rica em proteínas reduz o apetite e aumenta os níveis de saciedade. Estudos científicos demonstram os efeitos benéficos da proteína no desejo obsessivo de comer e petiscar.

Um estudo de 2017 descobriu que consumir sementes de chia no café da manhã aumentou a sensação de saciedade e reduziu a ingestão de calorias naturalmente durante uma refeição.

Quantidade por dia

Salada com chia
Salada com chia

A dose recomendada de sementes de chia por dia é de 2 a 3 colheres de sopa . Embora as sementes de chia não representem riscos à saúde, consumir muita fibra pode causar alguns problemas digestivos. 

Como consumir

Quando você não conhece esse alimento, pode parecer complicado consumir semente de chia para perder peso. No entanto, não é! Na verdade, esta semente quase não tem sabor e se adapta perfeitamente à maioria das preparações culinárias. Aqui estão algumas idéias para incorporar a semente de chia na dieta diária:

  • Em saladas e sopas;
  • Em molhos e pratos de vegetais;
  • Adicionado às preparações de bolo, muffin e biscoito;
  • Usado como base para fazer cremes de sobremesa;
  • Consumido como um pudim;
  • Em sucos caseiros e smoothies;
  • Integrado em granolas e cereais matinais;
  • Em barras de cereais caseiras.

Interessante saber tudo sobre a semente de chia e outras formas de consumir.